Detalhes do Documento

LAND [R]EVOLUTION – THE CELLULAR SYSTEM MODEL; PLATAFORMA DE ACTIVAÇÃO DOS TERR...

Autor(es): Mateus, Américo cv logo 1 ; Sousa, António cv logo 2 ; Silvério, Marta cv logo 3

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/3951

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): Marketing Territorial; Branding; Inovação dos Territorios; Co-creation


Descrição
RESUMO Segundo Kotler (2010) a co-criação e co-participação continuada permite às marcas uma grande aproximação com os seus clientes, pois esta plataforma facilita na criação de insights e na difusão da mensagem da marca, melhor que no processo tradicional em que as agências não dispõem da riqueza de recursos provenientes directamente dos clientes. Nesse sentido, apresenta-se uma plataforma avançada de activação territorial assente numa metodologia experimental de aplicação de processos, técnicas e dinâmicas criativas nas organizações, Brands (R)evolution (Mateus at al, 2010), que quando aplicada à economia dos territórios – Land (R)evolution – permite gerar novos sistemas de marca e novos posicionamentos para os locais. Este estudo experimental foi pré-testado e validado com sucesso em Alvito, onde o processo de ideação em co-criação com as forças vivas do territórios geraram um DNA de Marca focalizado na “Economia da Terra” e na “Economia da Felicidade”. O factor critico de sucesso é a criação de uma cadeia de valor em Alvito integradora dos três sectores económicos que fundo representa uma orientação para o “local”, capaz de gerar riqueza sustentada no território, introduzido os conhecimento actuais do mercado, dos consumidores, e da distribuição com o objectivo de garantir a autenticidade e a qualificação de origem necessária para diferenciar Alvito, e os seus produtos, no mercado actual. ABSTRACT According to Kotler (2010) continued co-creation and co-participation enables a close interaction of brands with their customers, since this platform facilitates the creation of insights and the spreading of the brand message, rather than the traditional process in which agencies do not have the resources and features directly from customers. In this sense, its presented in this study, an advanced platform for territorial activation based on a experimental methodology for the application of procedures, technical and creative dynamics in organizations, called Brands (R)evolution (Mateus at al, 2010), which when applied to the economy of the territories - Land (R)evolution - generates new systems and new brand positioning for the “Localities”. This experimental study was pre-tested and validated successfully in Alvito, where the process of ideation in co-creation with the vital forces of the region generated a brand DNA focused on "the Economy of the Earth" and "Economy of Happiness." The critical factor for success is to create a integrated value chain for Alvito in the three economic sectors that represents an orientation to the local level, capable of generating sustained wealth in the territory, upgraded with the current knowledge of the markets, consumers, and distribution in order to ensure the authenticity and the qualification of origin, necessary to differentiate Alvito, and their products on the today’s market.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia