Document details

A Qualidade e a inovação como factores de competitividade e criação de valor

Author(s): Rolo, Ana cv logo 1 ; Saraiva, Margarida cv logo 2

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/3646

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Qualidade; Inovação; Competitividade; Community Innovation Survey – CIS


Description
As vantagens competitivas obtidas através da implementação de um modelo de Gestão pela Qualidade Total reforçam a posição das empresas no mercado. Contudo, os actuais mercados caracterizam-se pela elevada competitividade, instabilidade e exigência, o que obriga a constantes adaptações por parte das empresas que, além de manterem a qualidade, terão simultaneamente, que ser flexíveis, criativas, em suma - inovadoras. Não é possível inovar sem qualidade, o mercado poderia não reconhecer essa inovação desprovida de qualidade o que conduziria a um resultado efémero. Seguindo esta linha de pensamento, podemos agourar sinais de convergência entre estes dois conceitos, que poderão traduzir-se em importantes vantagens competitivas para as organizações. A inovação, tal como a qualidade têm como objectivo a satisfação do cliente final, pelo que o resultado da implementação de estratégias de qualidade e de inovação, conduzirá ao aumento da competitividade e à criação de valor. Neste estudo será utilizado o Inquérito Comunitário à Inovação (Community Innovation Survey – CIS), o principal instrumento de recolha estatística de informação sobre Inovação na União Europeia, para analisar os efeitos da inovação na economia portuguesa, assim como que para comparar o desempenho português relativo à inovação empresarial com o desempenho dos restantes membros da União Europeia.
Document Type Lecture
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU