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RECICLAGEM DE IMPRESSORAS NO ENSINO DE COMPUTAÇÃO FÍSICA

Author(s): Shahidian, Shakib cv logo 1 ; Serralheiro, Ricardo cv logo 2 ; Serrano, João Manuel cv logo 3 ; Machado, Rui Manuel cv logo 4

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/3089

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Computação física; ensino de programação; electrónica; reciclagem


Description
Apesar da importância crescente da informática e electrónica no dia-a-dia da sociedade e dos profissionais é surpreendente constatar que o sistema educativo abandonou o ensino destes temas nos cursos de Engenharia e ciências em geral. Os impactos desta lacuna na competitividade da nossa economia são facilmente previsíveis. De forma a contrariar essa tendência a Universidade de Évora está a oferecer disciplinas optativas de automação e electrónica aos cursos da área de Agronomia. O desafio principal é transmitir os conhecimentos necessários numa janela de tempo muito reduzido. A solução adoptada passa pela realização de projectos práticos que estimulam o interesse e o zelo dos alunos. Para controlar os custos inerentes a projectos práticos, recorreu-se à reciclagem de impressoras enquanto fonte de diversos componentes electrónicos e electromecânicos. Anualmente um número elevado de impressoras é descartado, sendo a sua maioria depositada em aterros sanitários e uma pequena parte triturada e derretida para a recuperação dos componentes metálicos. Uma das impressoras mais amplamente disponíveis é a Hp série 600 que foi fabricada entre 1994 e 2000. Estas impressoras, uma vez desmontadas, podem fornecer vários componentes úteis para as aulas de electrónica, tais como: 2 motores de passos, um motor 12V completo com engrenagem e carrinho, um termómetro de precisão LM35DZ, um relé de contacto, um interruptor de infra-vermelhos, duas LDRs e um cabo LPT de alta qualidade que pode ser usado em projectos de automação a partir da porta LPT do PC. Os quatro anos de experiência demonstram que os alunos estão dispostos a desmontar o equipamento e cuidadosamente extrair os componentes. Com as ferramentas adequadas, dois alunos podem desmontar uma impressora e remover as peças em menos de 15 minutos. Este artigo apresenta a experiência de quatro anos de ensino de electrónica e computação física aos cursos de agronomia e fornece exemplos de circuitos e usos para as peças recicladas.
Document Type Article
Language Portuguese
Editor(s) Saias, José; Rato, Luís; Gonçalves, Teresa
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