Autor(es):
Baptista, Fátima J.
; Meneses, J.F.
Data: 2005
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/2832
Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora
Assunto(s): transferência de calor; convecção; coeficientes; estufas
Descrição
A determinação dos coeficientes de transferência de calor por convecção (hc) é complexa, encontrando-se com frequência, expressões e valores obtidos pelo ajuste de resultados experimentais a modelos climáticos. É de salientar que em muitos destes casos não se tem em conta a natureza do processo de transferência envolvido. O objectivo deste trabalho é a determinação dos vários coeficientes cobertura_ar exterior, ar interior_ cobertura, solo_ar interior e cultura_ ar interior (hc, co_ae; hc, ai_co; hc, s_ai; hc, cu_ai) através da análise de dados obtidos experimentalmente, considerando o processo físico de transferência e recorrendo a alguns números adimensionais, como sejam os números de Reynolds, Grashoff, Nusselt e Prandlt.
O trabalho experimental foi realizado no Instituto Superior de Agronomia, de Fevereiro a Julho de 2000, em estufas de tomate. Foram recolhidos dados climáticos exteriores e interiores e relativos à cultura, ao longo de todo o ensaio. Os dados das temperaturas do ar no interior e exterior, do solo, das plantas e da cobertura, velocidade do vento e radiação solar foram recolhidos e armazenados com o auxílio de um sistema de aquisição de dados Delta_T Devices.
Dependendo da componente em estudo, o coeficiente de convecção (hc) foi relacionado com a diferença de temperatura, velocidade do vento e velocidade do ar no interior. As expressões finais foram obtidas utilizando programas estatísticos (TableCurve 2D e 3D) que possibilitam o ajuste de equações aos dados (hc, co_ae = f(dT, vv); hc, ai_co = f(dT); hc, s_ai = f(dT); hc, cu_ai = f(dT, vai)).