Detalhes do Documento

Os agentes e os meios da difusão tecnológica em Portugal no século XIX

Autor(es): Matos, Ana Cardoso de cv logo 1

Data: 2000

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/2389

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): conhecimento científico; Portugal século XIX; Ciência e Tecnologia


Descrição
Os estudos mais recentes quer de historiadores económicos, quer de historiadores da ciência e da tecnologia, têm feito intervir um número maior de variantes nas relações entre ciência/tecnologia e desenvolvimento económico. A análise deixou de considerar apenas as influências mais ou menos directas entre uma e outra para passar a privilegiar aspectos como a atitude científica, a existência de sociedades vocacionadas para a produção de uma ciência aplicada, a criação de um ambiente cultural mais predisposto para a aplicação de novos conhecimentos e as ligações entre os industriais e os cientistas ou o papel desempenhado pelos homens de ciência no desenvolvimento económico dos países. Nesta forma de abordagem a divulgação dos conhecimentos científicos assume particular importância, pois foi através dela que ciência e a tecnologia passaram da esfera de um mundo restrito para o conjunto da sociedade, influindo na cultura e mentalidade das populações e criando nos políticos, nos empresários e na opinião pública em geral uma maior abertura à produção, transferência e aplicação de novas tecnologias. Neste trabalho procura-se analisar o papel das academias, sociedades e associações na produção e divulgação de conhecimentos científicos e técnicos, a divulgação realizada por meio da imprensa e das conferências científicas e pedagógicas, e a forma como as exposições e os museus associados ao ensino técnico contribuíram para essa divulgação e para a generalização de novos objectos, que os avanços tecnológicos foram colocando à disposição da população. ----------------------------------------------------------------------------------- The latest research carried out both by economic and scientific historians highlights a larger number of variables in the relationship between science/technology and economic development. The analysis has gone beyond the more or less direct influences between them and focused on issues like the scientific attitude, the existence of societies more suited for the production of an applied science, the development of a cultural environment more inclined to apply the new knowledge, the links between the industrialists and the scientists or the role played by the men of science in the economic growth of the countries. In this approach the dissemination of knowledge plays a major role, since through it science and technology withdrew from the inner circles and merged into the outer world of society, thus influencing culture and mentalities and fostering a more open attitude towards production, transference and application of new technologies on the part of politicians, entrepreneurs and the public opinion at large. The work below aims to discuss the role-played by academies, societies and associations in the production and dissemination of scientific and technological knowledge, as well as its spreading made by the press and the scientific and pedagogical conferences. The extent to which exhibitions and museums associated with the technical learning contributed to that spreading as well as to the generalisation of new tools, which the technological improvements put at the population's disposal, is also examined.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Inglês
Editor(es) Universidad de Barcelona
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia