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INFLUÊNCIA DA ESCOLARIDADE NO DESEMPENHO DA BORB

Author(s): Goncalves, Marta cv logo 1

Date: 2003

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/1828

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): cerebro analfabeto; BORB; reconhecimento visual


Description
Procurou-se identificar a etapa do reconhecimento visual de desenhos a contornos em que o processo falha, levando os analfabetos a mostrarem mais dificuldade na nomeação visual de material pictórico que os letrados. Foi aplicada a BORB (Riddoch & Humphreys, 1993) a 20 sujeitos analfabetos e 20 letrados, controlados na idade e sexo, sem história de lesão cerebral nem motivo de suspeita de demência no MMSE e BLAD. São caracterizados os desempenhos e calculados os subtestes que melhor discriminam o grupo analfabeto do letrado (tarefas de julgamento de realidade e de nomeação), bem como os subgrupos de escolaridade. São discutidos o tipo de falhas encontradas e suas semelhanças com quadros de agnosia, avançadas hipóteses explicativas para o que mede o subteste de julgamento de realidade, descrita a presença de variáveis linguísticas na prova, lançadas pistas para estudos futuros e feitos reparos à amostra e população em estudo.
Document Type Master Thesis
Language English
Advisor(s) Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
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