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Autoconceito dos professores: principais factores usando modelos de Análise de ...

Autor(es): Franco, Vitor cv logo 1 ; Baselar-Nicolau, Helena cv logo 2

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/1785

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): Auto-conceito; Professores


Descrição
O autoconceito tem sido considerado uma dimensão muito importante da personalidade do professor, da sua prática e do seu desenvolvimento pessoal (MARKUS; WURF, 1987; SIMÕES, 2001).A investigação que apresentamos foi efectuada com 281 professores de Ciências da Natureza, do terceiro ciclo do Ensino Básico, em Portugal, usando o ICAC- Inventário Clínico do Auto Conceito (VAZ-SERRA, 1986). Na análise dos dados obtidos foram usados diferentes métodos de Análise Multivariada, apresentando-se os resultados da análise factorial de correspondências e nos modelos de classificação hierárquica baseados no coeficiente de afinidade. Os resultados obtidos: 1) confirmam a importância de dois grandes factores presentes no Autoconceito: aceitação social e auto-eficácia; 2) caracterizam estes principais factores no que se refere ao Autoconceito clínico dos professores; 3) mostram como esses factores são determinantes na forma como cada professor constroi o seu autoconceito.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Inglês
Editor(es) UFPR- Curitiba, Brasil
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