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Construção pessoal do conhecimento em enfermagem: perspetiva de estudantes de f...

Autor(es): Fonseca, Ana cv logo 1 ; Lopes, M. J. cv logo 2 ; Sebastião, Luís cv logo 3

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/11430

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): Conhecimento em Enfermagem; Formação; Estudantes de Enfermagem


Descrição
Título: Construção pessoal do conhecimento em enfermagem: perspetiva de estudantes de formação inicial Tema e referencial teórico: A construção do conhecimento em enfermagem é indispensável para o exercício da profissão, mas também o é para a compreensão da disciplina. Na formação inicial, os estudantes aprendem Enfermagem, enquanto disciplina e profissão, o que se inscreve num processo onde a construção pessoal do conhecimento é um desafio permanente. Objetivos: Identificar, em experiências paradigmáticas da formação inicial, fatores determinantes na construção pessoal do conhecimento em Enfermagem. Descrição e procedimentos: Realizou-se um estudo exploratório, no qual participaram 33 estudantes de diferentes etapas da formação inicial em Enfermagem, tendo sido solicitado, a cada sujeito, a elaboração de uma narrativa escrita na qual descrevesse uma experiência paradigmática que tivesse contribuído para o seu processo pessoal de construção do conhecimento em enfermagem. Foram cumpridos procedimentos ético-legais. Usou-se o software Nvivo8, com recurso à microanálise para exame e interpretação dos dados. Resultados: A grande maioria das situações narradas pelos estudantes (30) reportam a situações ocorridas em contextos de cuidados, nomeadamente, experiências clínicas, nas quais foram participantes ativos, meros espetadores ou até ouvintes de relatos. As situações de aprendizagem, em interação com diversos atores, tiveram como ponto de partida, entre outros, predisposição para aprender, contextos propícios, insatisfação com a experiência, atitude autocrítica. A construção do conhecimento fez-se pela mobilização de conhecimentos prévios, questionamento e envolvimento na situação, culminando num processo de desenvolvimento global, no qual a reflexão, o conhecimento de si e a construção do Eu, foram elementos determinantes. Conclusão: Há valorização dos contextos clínicos como palco para construção pessoal do conhecimento. A aprendizagem clínica, operacionalizada nos ensinos clínicos, revestida de diversos fatores, é a promotora por excelência dessa construção, constituindo-se como uma oportunidade para o desenvolvimento pessoal e profissional do estudante (Benner, 2001).
Tipo de Documento Palestra
Idioma Português
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