Detalhes do Documento

A Natureza, a Ideologia, o Sagrado

Autor(es): Bernardo, João Manuel cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/10480

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): natural vs. humano; ecologismo; espiritualidade; neo-panteismo; biofilia


Descrição
In a time of secularization, skepticism regarding ideologies, and general disenchantment, nature occupied a central place. In the context of the sacred-profane opposition of the cultural sociology, the sacred character of nature is briefly analyzed in relation to city vs. nature dichotomy, genetically modified organisms, organic food, and natural products. Nature is also the object of ideologies and social movements which originated from Naess' deep ecology and its ecocentric worldview. The fight for the environment is the first global, supra-national, supra-social cause and its dimension and urgency led to extreme forms of activism, in some cases presenting the characteristics of holy wars. Intense and meaningful emotional experiences in nature shift the fundamental self-nature relationship. Regarding the emotional components, and based on the psychology of emotions, these environmental epiphanies are similar to the mystical/religious experiences which explains the nature-centered forms of spirituality. It is argued that these nature spiritualities are in fact a diffuse pantheism which may increase its importance in the future. Num tempo de secularização, cepticismo em relação às ideologias e desencanto geral, a natureza ocupou um lugar central. No contexto da oposição sagrado-profano da sociologia cultural, o carácter sagrado da natureza é brevemente analisado relativamente à dicotomia cidade-natureza, aos organismos geneticamente modificados, aos alimentos orgânicos e produtos naturais. A natureza é também o objecto de ideologias e movimentos sociais que tiveram origem na deep ecology de Naess e na visão ecocêntrica do mundo. A luta pelo ambiente é a primeira causa global, supranacional, suprassocial e a respectiva dimensão e urgência levam a formas extremas de activismo, nalguns casos com características de guerra santa. Experiências emocionalmente intensas e de forte significado vividas em espaços naturais alteram a relação de cada um com a natureza. Relativamente às componentes emocionais, e com base na psicologia das emoções, estas epifanias ambientais são similares às experiências mística/religiosas o que explica as formas de espiritualidade ligadas à natureza. Defende-se que estas formas de espiritualidade constituem um panteísmo difuso que pode ganhar maior importância no futuro.
Tipo de Documento Parte ou capítulo de livro
Idioma Português
Editor(es) Veríssimo Serrão, Adriana
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia