Detalhes do Documento

Entre a pré-leitura e a leitura hábil: Condições e patamares da aprendizagem

Autor(es): Morais, José cv logo 1 ; Leite, Isabel cv logo 2 ; Kolinsky, Régine cv logo 3

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/10436

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): Leitura; Aprendizagem da leitura; Escrita


Descrição
O presente capítulo aborda o processo de aprendizagem da leitura. A leitura é uma forma específica de processamento da informação, e a aprendizagem da leitura é, portanto, a aprendizagem desses processos. Numa definição mais aprofundada, ler é transformar representações gráficas da linguagem em representações mentais da sua forma sonora e do seu significado. Quando se trata de um texto, o objectivo da leitura é poder apreender o seu sentido. Para alcançar esse objectivo o leitor aprendiz percorre um longo caminho durante o qual adquire o conhecimento e exercita as habilidades que lhe permitiram ler com a desejada fluência; a fluência necessária à compreensão do texto escrito. O processo de aprendizagem da leitura implica o recrutamento de regiões e redes corticais para a nova função, a percepção de letras e a identificação das palavras escritas, e é influenciado por variáveis socioculturais. Discutem-se as implicações das mais recentes descobertas científicas no domínio da psicologia cognitiva e das neurociências cognitivas para o ensino da leitura e para a reeducação daqueles que exibem dificuldades específicas na sua aprendizagem.
Tipo de Documento Parte ou capítulo de livro
Idioma Português
Editor(es) Maluf, Regina; Cardoso-Martins, Claudia
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia