Detalhes do Documento

Para uma didática das Ciências transdisciplinar: o contributo da Aprendizagem B...

Autor(es): Neto, António J. cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/10308

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): Didática; transdisciplinaridade; Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas; Problem Based Learning


Descrição
Partindo de uma breve contextualização epistemológica e pedagógica, na qual se identificam os eixos estruturantes do pensamento contemporâneo, discutem-se os seus potenciais reflexos na educação e, por extensão, na didática das ciências, assumindo-se que a investigação e as práticas neste campo devem ter como horizonte a marca da transdisciplinaridade. Analisam-se, a seguir, os princípios estruturantes das abordagens transdisciplinares e da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP), concluindo-se que esta poderá dar um importante contributo a caminho de uma educação transdisciplinar. Esboçam-se, por fim, implicações pedagógicas dos argumentos aduzidos, com particular ênfase na formação de professores de ciências.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
Editor(es) Leite, Laurinda
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia