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A aprendizagem da geometria: critérios de paralelismo e perpendicularidade entr...

Autor(es): Lopes, Ana Sofia Fernandes Duarte cv logo 1

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.13/560

Origem: DigitUMa - Repositório da Universidade da Madeira

Assunto(s): Geometria; Aprendizagem; Materiais manipuláveis; Raciocínio dedutivo; Resolução de problemas; Ensino da Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário; .; Centro de Ciências Exatas e de Engenharia


Descrição
O estudo aqui apresentado teve como objetivo compreender como é que os alunos aprendem Geometria. Para melhor estudar este problema, o mesmo foi dissecado em três questões: (a) Qual o papel dos materiais manipuláveis na estruturação do pensamento geométrico dos alunos? (b) Como comunicam as ideias geométricas? (c) Como é que os modelos concretos facilitam a passagem do concreto para o abstrato? Analisou-se o trabalho de uma turma do oitavo ano de escolaridade em torno da realização de duas tarefas que compreendiam a dedução dos critérios de paralelismo e perpendicularidade entre planos, e entre retas e planos, e a resolução de problemas realistas com base nesses critérios. A investigação realizada foi de natureza qualitativa e os dados foram recolhidos pela investigadora através de registos audiovisuais, com câmara e vídeo, do trabalho dos alunos. A análise dos dados fez-se com base nas questões acima apresentadas. Das conclusões que advêm do estudo destaca-se o papel essencial dos materiais manipuláveis, e dos modelos concretos, na construção e concetualização do conhecimento geométrico dos alunos. De referir ainda a importância das atividades de natureza exploratória e investigativa, as quais incidiram sobre problemas abertos, onde as descobertas feitas foram mais convincentes e surpreendentes e a explicação lógica das mesmas permitiram matematizar a realidade.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Fernandes, Elsa Maria dos Santos
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