Document details

Relatório de estágio de educação física na Escola Secundária de Francisco Franco

Author(s): Jasmins, André de Oliveira Pestana Gomes cv logo 1

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.13/532

Origin: DigitUMa - Repositório da Universidade da Madeira

Subject(s): Estágio pedagógico; Educação física; Processo ensino-aprendizagem; Escola; Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário; .; Centro de Ciências Sociais


Description
O estágio pedagógico é uma das etapas mais importantes na formação de professores, sendo uma fase em que se aplicam os conhecimentos e competências adquiridas, em contexto real. O presente relatório pretende justificar todo o processo de estágio, desenvolvido no ano letivo de 2011/2012, na Escola Secundária de Francisco Franco. O núcleo de estágio foi constituído por dois estagiários, um orientador científico (Universidade da Madeira) e um orientador pedagógico (Escola Secundária de Francisco Franco). O processo de ensino-aprendizagem foi desenvolvido numa turma do 12.º ano de escolaridade. O relatório apresenta-se dividido em seis partes: (1) Caraterização da escola; (2) Prática Letiva; (3) Atividades de integração no meio; (4) Atividades de intervenção na comunidade escolar; (5) Atividades de natureza científico pedagógica e (6) Outras atividades. A partir desta estrutura, pretendemos apresentar as atividades que foram desenvolvidas ao longo do ano letivo, assim como refletir e justificar as opções que foram tomadas. Finalizada esta etapa, a formação do professor deverá ser contínua, no sentido de aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem, de modo a que este seja, cada vez mais, de qualidade.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Alves, José Ricardo Velosa Barreto Ferreira
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU