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De aluna a professora e vice-versa

Autor(es): César, Maria Lúcia Correia Figueira cv logo 1

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.13/522

Origem: DigitUMa - Repositório da Universidade da Madeira

Assunto(s): Formação; Ensino; Atividades; Matemática; Liderança; Ensino da Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário; .; Centro de Ciências Exatas e da Engenharia


Descrição
O presente relatório de estágio “De aluna a professora e vice-versa” foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino da Matemática, no 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário da Universidade da Madeira, no decurso do ano letivo de 2012/2013. Este trabalho tem por objetivo apresentar, estudar e compreender o tema proposto. Assim sendo, neste estudo serão analisadas as atividades matemáticas dos alunos, desenvolvidas nas turmas 1, 2 e 4 do 9.º ano, mais especificamente quando postos em contato com estratégias e recursos educativos diversificados. O tema tem em vista uma reflexão sobre a prática letiva e o imperativo da formação contínua, que são, incontornavelmente, o ponto-chave da vida profissional de um professor. No decorrer do estágio, tive a experiência direta de contato com os alunos, o que me permitiu uma aprendizagem real do dia-a-dia concreto de um professor. Concluímos que todo o ensino deverá estar centrado no aluno, na sua progressão, permitindo-lhe ter resultados satisfatórios, devendo o professor ter um papel mediador, embora assumindo o seu papel de liderança, nunca perdendo de vista, enquanto princípios orientadores deontológicos e éticos da sua ação, o sentido de responsabilidade, de justiça, de sensibilidade humana, de consciência do dever de coerência nas palavras e nos atos e sempre animado de um cooperativo espírito de equipa.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Drumond, Custódia Mercês Reis Rodrigues
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