Author(s):
César, Maria Lúcia Correia Figueira
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.13/522
Origin: DigitUMa - Repositório da Universidade da Madeira
Subject(s): Formação; Ensino; Atividades; Matemática; Liderança; Ensino da Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário; .; Centro de Ciências Exatas e da Engenharia
Description
O presente relatório de estágio “De aluna a professora e vice-versa” foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino da Matemática, no 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário da Universidade da Madeira, no decurso do ano letivo de 2012/2013. Este trabalho tem por objetivo apresentar, estudar e compreender o tema proposto.
Assim sendo, neste estudo serão analisadas as atividades matemáticas dos alunos, desenvolvidas nas turmas 1, 2 e 4 do 9.º ano, mais especificamente quando postos em contato com estratégias e recursos educativos diversificados.
O tema tem em vista uma reflexão sobre a prática letiva e o imperativo da formação contínua, que são, incontornavelmente, o ponto-chave da vida profissional de
um professor.
No decorrer do estágio, tive a experiência direta de contato com os alunos, o que
me permitiu uma aprendizagem real do dia-a-dia concreto de um professor.
Concluímos que todo o ensino deverá estar centrado no aluno, na sua progressão, permitindo-lhe ter resultados satisfatórios, devendo o professor ter um papel mediador, embora assumindo o seu papel de liderança, nunca perdendo de vista, enquanto princípios orientadores deontológicos e éticos da sua ação, o sentido de responsabilidade, de justiça, de sensibilidade humana, de consciência do dever de coerência nas palavras e nos atos e sempre animado de um cooperativo espírito de equipa.