Autor(es):
Silva, Avelino da
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.13/451
Origem: DigitUMa - Repositório da Universidade da Madeira
Assunto(s): Estágio pedagógico; Educação física; Processo de ensino-aprendizagem; Transformação; Alunos; .; Centro de Ciências Sociais
Descrição
Este relatório sobre o estágio pedagógico realizado na disciplina Educação
Física (EF), lecionada na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
(EBSAAS), pretendeu demonstrar o caminho seguido pelo professor estagiário na sua
abordagem inicial ao contexto escolar, bem como evidenciar as intencionalidades
existentes nas diversas tomadas de decisão requeridas durante este processo pedagógico.
As funções desempenhadas permitiram desenvolver a capacidade de sistematizar o
conhecimento tratado e produzido durante o estágio pedagógico, sustentado no
conhecimento científico e articulado com as restantes atividades curriculares e
extracurriculares para fomentar a formação eclética dos alunos.
O relatório está estruturado de forma a enquadrar contextualmente a EBSAAS
de modo a apropriar o currículo e a ação pedagógica do professor às necessidades e
limitações existentes. Neste âmbito, foi necessário diagnosticar, prescrever e avaliar as diversas situações do contexto, tais como os objetivos preconizados pelo Programa Nacional de Educação Física (PNEF), o sistema de avaliação em vigor, o sistema de
rotatividade das instalações, os materiais didáticos disponíveis, as oportunidades de
desenvolvimento a explorar na escola, as necessidades a colmatar na mesma e as
características dos alunos pertencentes à turma do professor estagiário.
Dominando este conjunto de variáveis, o docente estagiário preparou-se para
adotar uma gestão, do processo de ensino-aprendizagem, consentânea com os desafios
emergentes da realidade onde estava inserido. Com o intuito de aprimorar a referida preparação, a assistência às aulas do professor estagiário e do professor experiente permitiram desenvolver o processo de ensino-aprendizagem de forma mais sustentada, eficaz e consciente no que se refere às intencionalidades da ação pedagógica no processo de transformação dos alunos. Neste estágio pedagógico foram desenvolvidas duas atividades de natureza
científico-pedagógica, uma individual e a outra coletiva. Para além destas, foram
realizadas uma atividade de integração no meio e uma atividade de intervenção na
comunidade escolar, cujos enquadramentos tiveram o propósito de dar resposta às
necessidades resultantes da prática pedagógica. Com esta prática de estágio foi possível dominar um conjunto de instrumentos e métodos de investigação que ajudaram a desenvolver uma ação pedagógica mais eficaz e ponderada, e a operacionalizar um suporte teórico que orientasse futuramente em
ações pedagógicas posteriores.
A diversidade de funções durante esta prática de estágio fez desencadear um
conjunto de capacidades ao nível da gestão do tempo disponível para o desenvolvimento adequado e eficaz do processo de ensino-aprendizagem, beneficiando assim os alunos ao nível dos ganhos em aprendizagem.
Centrado nas aprendizagens dos alunos e no contributo que estas trariam ao nível da sua transformação enquanto Homens, o professor estagiário expôs-se a zonas de desafio que maximizassem a preconização do seu ideal.