Detalhes do Documento

Materiais manipuláveis: mediadores na aprendizagem significativa da matemática

Autor(es): Santos, Fernanda Martins Ferreira cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.13/389

Origem: DigitUMa - Repositório da Universidade da Madeira

Assunto(s): Materiais manipuláveis; Aprendizagem significativa; Motivação; Compreensão; Conceitos; .; Centro de Ciências Exatas e da Engenharia


Descrição
Este trabalho foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino da Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário da Universidade da Madeira, no ano letivo de 2011/2012. Tem como objetivo apresentar em traços gerais, o trabalho realizado pelo meu grupo de estágio e em particular o trabalho que desenvolvi ao longo da Prática Pedagógica. Neste âmbito será analisada a atividade de ensino da matemática, desenvolvida numa turma do Curso de Educação e Formação em Técnico de Bar, tipo II, equivalente ao 9º ano de escolaridade, quando em contacto com uma estratégia de ensino, baseada na exploração de materiais em concreto, que visa facilitar a compreensão dos conceitos envolvidos, para uma consequente aprendizagem significativa da matemática. Neste estudo destaca-se a importância da motivação no processo de ensino/ aprendizagem. Para tal, analisaremos o comportamento destes alunos num ambiente dinâmico, onde estes são envolvidos numa atividade e participam ativamente na construção do seu conhecimento.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Drumond, Custódia Mercês Reis Rodrigues
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia