Author(s):
Oliveira, Francisco Salgueiro de
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.13/356
Origin: DigitUMa - Repositório da Universidade da Madeira
Subject(s): Voz dos alunos; Formação de professores; Prática de professores; Etnografia; Estudo de caso; .; Centro de Ciências Sociais
Description
Apesar de esta investigação ser sobre a formação de professores, não pretende
ser apenas mais uma sobre o tema. Por isso, encaro-a numa perspectiva pouco habitual:
partindo do princípio de que os alunos são os melhores conhecedores do trabalho dos
professores, acredito que as suas opiniões sobre o trabalho docente, em particular, e
sobre a escola, em geral, poderão não só criar um ambiente mais propício para a
aprendizagem mas também transformar positivamente quer o desempenho quotidiano
quer a formação dos professores.
A necessidade de se encontrar um novo modelo de formação emerge da constatação de que no seu dia-a-dia os professores se vêem confrontados com o cumprimento de rotinas que os impedem de ver e escutar com atenção os alunos e de através deles reflectirem sobre o seu trabalho. Além disso, esta invisibilidade do aluno é também consequência do desprezo a que as opiniões dos alunos têm sido votadas na
formação de professores, quer na inicial, quer na contínua. Tudo isto tem contribuído,
muitas vezes, para o esquecimento do aluno como elemento central do trabalho dos
professores, tantas vezes mais absorvidos no cumprimento de uma miríade de funções
que lhes são impostas do que com a criação de condições de aprendizagem favoráveis.
Defende-se, por isso, o recentrar a formação e a prática dos professores nos alunos,
através do desenvolvimento de uma relação dialógica que comprometa reciprocamente
docentes e discentes na procura de processos de aprendizagem mais adequados às novas
exigências da sociedade hodierna.
Adoptando uma metodologia etnográfica, de cariz qualitativo, e baseada num
estudo de caso, a Escola Básica e Secundária do Porto Santo, desenvolvi uma investigação que me permitiu ouvir os alunos sobre as práticas docentes e deduzir daí alguns contributos para a formação de professores.