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Relatório de estágio de mestrado

Autor(es): Cruz, Dina Raquel Sousa cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.13/353

Origem: DigitUMa - Repositório da Universidade da Madeira

Assunto(s): Creche; 1.º Ciclo do Ensino Básico; Intervenção educativa; Capacidade reflexiva; .; Centro de Ciências Sociais


Descrição
O presente relatório em Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico espelha o percurso da minha intervenção educativa em duas valências, designadamente em creche e no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). No que concerne à primeira valência, esta foi desenvolvida com as crianças da sala de transição da creche “Cegonha”. Por seu turno, já a segunda teve lugar na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré- Escolar (EB1/PE) do Lombo dos Aguiares na turma do 3.º ano, encontrando-se ambas as instituições sediadas no concelho do Funchal. Importa ainda acrescentar que cada intervenção educativa teve um total de 100 horas mensais, sendo que a prática in loco na valência do 1.º CEB foi desenvolvida em parceria com a minha colega de estágio, e como tal, as atividades por mim programadas e orientadas não perfizeram as 100 horas mensais como na valência creche. As intervenções nestes contextos educativos possibilitaram-me, efetivamente, alicerçar os meus princípios orientadores enquanto futura profissional, no âmbito da Educação de Infância (EI) e do 1.º CEB, na medida em que pude transpor os fundamentos teóricos adquiridos ao longo do curso para as intervenções educativas que realizei. Desta forma, o relatório não se encontra estruturado de forma exaustiva, focando-me essencialmente sobre os pontos que não pude descurar no decorrer do estágio, visando, assim, uma prática distinta. Foi-me, então, significativo efetuar um levantamento, à priori, sobre as características delineadoras das crianças/alunos da faixa etária com que iria interagir, de modo a perspetivar atividades coesas e convidativas. Também outro ponto que considerei eminentemente significativo e a ter em atenção como agente educativa, foi a capacidade reflexiva que tentei assumir sempre no decorrer da minha prática in loco, de modo a colmatar algumas lacunas que pudessem surgir.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Sousa, Maria da Conceição Figueira de
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