Autor(es):
Fernandes, Susana Maria Silva Pestana
Data: 2006
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.13/168
Origem: DigitUMa - Repositório da Universidade da Madeira
Assunto(s): .; .; .; .; .; .; .; .; .; Centro de Ciências Sociais
Descrição
A nova visão do agente de viagens como consultor de viagens coloca novos desafios
ao seu posicionamento no mercado. As agências de viagens necessitam de uma
política de inovação, conhecimento e tecnologias da informação e comunicação (TICs)que lhes permitam possuir vantagem competitiva.
Esta dissertação aborda o Balanced Scorecard, este método foi utilizado por
apresentar um conjunto de perspectivas que permite acompanhar o desempenho de
uma empresa prestadora de serviços de turismo, nomeadamente do departamento de
incoming – individuais de uma Agência de Viagens, de modo a apoiar e melhorar o
processo de gestão da mesma.
O Balanced Scorecard visa traduzir a estratégia da empresa em objectivos e medidas
dentro de quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizagem
e crescimento. A implementação deste método facilitou os processos de análise
reduzindo a informação necessária para a tomada de decisão a um número de
indicadores que traduzem o negócio do departamento.
Inclui-se neste estudo a modelação do negócio do departamento de “incoming –
individuais” de modo a representar as actividades principais sobre as quais, o
departamento se baseia e funciona. Pretendeu-se distinguir quais as actividades e
recursos envolvidos na concretização dos objectivos tendo em atenção a sequência
das actividades, os serviços prestados e as fontes de informação utilizadas.
Esta dissertação descreve ainda a utilização de um sistema de informação baseado
numa Intranet, que é o meio ideal para comunicar toda a informação relevante da
empresa, podendo ser acedida por todos os funcionários do departamento da Agência
de Viagens, com grandes benefícios, quer em termos de gestão, quer em termos
funcionais, permitindo a partilha de informação interna melhorando assim a
comunicação entre os vários intervenientes. A possibilidade de aceder à base de
dados através da intranet permite o acompanhamento permanente do desempenho da
unidade de negócio, facilitando o apoio à gestão, em todos os níveis decisórios. Desta
forma, os gestores poderão verificar o efeito das suas iniciativas na consecução dos
objectivos estratégicos.A nova visão do agente de viagens como consultor de viagens coloca novos desafios ao seu posicionamento no mercado. As agências de viagens necessitam de uma política de inovação, conhecimento e tecnologias da informação e comunicação (TICs) que lhes permitam possuir vantagem competitiva.
Esta dissertação aborda o Balanced Scorecard, este método foi utilizado por
apresentar um conjunto de perspectivas que permite acompanhar o desempenho de
uma empresa prestadora de serviços de turismo, nomeadamente do departamento de
incoming – individuais de uma Agência de Viagens, de modo a apoiar e melhorar o
processo de gestão da mesma.
O Balanced Scorecard visa traduzir a estratégia da empresa em objectivos e medidas
dentro de quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizagem
e crescimento. A implementação deste método facilitou os processos de análise
reduzindo a informação necessária para a tomada de decisão a um número de
indicadores que traduzem o negócio do departamento.
Inclui-se neste estudo a modelação do negócio do departamento de “incoming –
individuais” de modo a representar as actividades principais sobre as quais, o
departamento se baseia e funciona. Pretendeu-se distinguir quais as actividades e
recursos envolvidos na concretização dos objectivos tendo em atenção a sequência
das actividades, os serviços prestados e as fontes de informação utilizadas.
Esta dissertação descreve ainda a utilização de um sistema de informação baseado
numa Intranet, que é o meio ideal para comunicar toda a informação relevante da
empresa, podendo ser acedida por todos os funcionários do departamento da Agência
de Viagens, com grandes benefícios, quer em termos de gestão, quer em termos
funcionais, permitindo a partilha de informação interna melhorando assim a
comunicação entre os vários intervenientes. A possibilidade de aceder à base de
dados através da intranet permite o acompanhamento permanente do desempenho da
unidade de negócio, facilitando o apoio à gestão, em todos os níveis decisórios. Desta
forma, os gestores poderão verificar o efeito das suas iniciativas na consecução dos
objectivos estratégicos.A intranet permitiu construir uma nova cultura dentro da organização, uma cultura fundamentada na troca de informação e colaboração, sendo o elo de ligação entre as diversas fontes de informação.