Author(s):
Alves, Armando Sérgio Vaz
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.13/156
Origin: DigitUMa - Repositório da Universidade da Madeira
Subject(s): Liderança; Estilos de liderança; Liderança escolar; Líder; Madeira (Portugal); .; Centro de Ciências Sociais
Description
O conceito de liderança é um tema que sempre despertou interesse, desde as primeiras civilizações até aos nossos dias. No entanto, só no século passado é que
começou a ser mais desenvolvido e estudado pelos especialistas em comportamentos
organizacionais.
Como vivemos numa época marcada pela globalização e pela mundialização dos
problemas, onde a tecnologia e o conhecimento experimentam um grande
desenvolvimento, de dia para dia, as lideranças são chamadas a acompanhar todas estas mudanças. É nestas circunstâncias que os líderes desempenham um papel de destaque
nas organizações, onde têm de tomar decisões estratégicas e, ao mesmo tempo, ter a
capacidade de motivar todos os agentes que colaboram com a organização.
Nesta perspectiva, realizámos o trabalho de investigação empírica que aqui apresentamos, com o propósito de verificar qual o estilo de liderança da líder de uma Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos do ensino público da Região Autónoma da Madeira.
Também pretendemos verificar se existem na instituição outras lideranças e que
relações estabelecem com a liderança formal.
Na recolha dos dados, utilizámos uma abordagem qualitativa e quantitativa,
através de um estudo de caso, com recurso às técnicas de entrevista e de inquéritos por
questionário. Nesta última técnica, optámos pela utilização do Multifactor Leadership
Questionnaire (Questionário Multifactorial de Liderança), já testado e desenvolvido por
Bass e Avolio (2004), para avaliar os comportamentos da líder através das percepções dos liderados.
Apesar das limitações de um trabalho desta natureza, conseguimos, através das
técnicas de investigação utilizadas, verificar qual o estilo de liderança em que a líder da instituição se enquadra. Verificámos ainda que os restantes membros que compõem a direcção executiva não partilham do mesmo estilo de liderança da líder e que na instituição existem outras lideranças informais, ao nível do corpo docente, que ora colaboram, ora fazem oposição à liderança formal.