Detalhes do Documento

Auto-Eficácia e Engagement no desenvolvimento da carreira em estudantes do Ensi...

Autor(es): Alves, César cv logo 1

Data: 2014

Origem: Repositório Comum

Assunto(s): Academia Militar Portuguesa; Auto-Eficácia; Engagement; Satisfação com a vida; Satisfação com o Trabalho; Rendimento Académico


Descrição
O Ensino Superior Militar, ministrado pela Academia Militar Portuguesa, tem caraterísticas ímpares devido à associação entre a componente académica, militar e cultural, o que exige que os seus alunos se adaptem e atinjam padrões necessários à sua permanência na Instituição. Deste modo, é pertinente estudar de que forma os níveis de Autoeficácia e Engagement se traduzem em competências com impacto na Satisfação com a Vida e com o Trabalho. Dado que a Academia Militar é um estabelecimento de Ensino Superior Militar, considera-se importante estudar a relação existente entre a Autoeficácia, Engagement, a Satisfação com a Vida e com o Trabalho e o Rendimento Académico. O Rendimento Académico é determinado pela média Académica, de Treino Físico, de Instrução Militar e Informação Comportamental do Aluno. Para o desenvolvimento da presente investigação foi utilizada uma amostra de 164 alunos, do 1º e 4º ano da Academia Militar Portuguesa, a quem foram aplicadas as escalas de Autoeficácia (Polydoro & Guerreiro-Casanova, 2010), Engagement (Schaufeli, Martinez, Marques-Pinto, Salanova & Bakker, 2002), Satisfação com a Vida (Diener, Emmons, Larson, & Griffin, 1985) e Satisfação com o Trabalho (Judge, & Klinger, 2000). No que diz respeito ao Rendimento Académico foram utilizados os dados referentes ao 1º semestre do ano letivo 2013/2014. Os resultados mostram que maiores níveis de Autoeficácia e de Engagement contribuem para uma maior Satisfação com a Vida e com o Trabalho. A correlação expectável com Rendimento Académico não é referenciável. É de salientar que todas as variáveis, ao longo do processo formativo, se mantêm constantes, o que é significativo ao longo dos anos, à exceção da Satisfação com a Vida, que diminui ligeiramente. Os resultados são relevantes na medida em que permitem à Academia Militar identificar as variáveis que mais contribuem para uma melhor adaptação ao contexto superior militar.
Tipo de Documento Outro
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia