Author(s):
Mesquita, Mónica Sofia Bilro Vasques de
Date: 2013
Origin: Repositório Comum
Subject(s): Enunciados; Problemas; Matemática; Português; Linguagem; Relatório de projeto de investigação; Relatório de estágio; Enunciation; Problems; Maths; Portuguese; Language
Description
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Este estudo tem como objetivo compreender as dificuldades dos alunos na leitura de textos instrucionais, tendo em vista a resolução de problemas matemáticos. O quadro teórico está organizado em duas seções fundamentais: (i) ciências da linguagem; e (ii) enunciados matemáticos. Dada a natureza do objeto de estudo, a metodologia de investigação qualitativa de natureza interpretativa tem por formato o estudo de caso, assente na análise de uma bateria de problemas e uma entrevista. Este estudo foi desenvolvido numa turma do 4.º ano de escolaridade com 23 alunos. Destes, foram selecionados três alunos a partir do desempenho manifestado em aula, isto é, o seu desenvolvimento cognitivo face às atividades planificadas, permitindo constatar qual dos alunos tinha mais facilidade na resolução de problemas e qual não tinha. Na seleção dos alunos que iriam fazer parte do estudo foi importante não só determinar qual deles conseguia explicar o seu raciocínio, mas também aqueles que soubessem identificar e explicar as suas dificuldades. A recolha de dados inclui a observação dos alunos na realização dos problemas, durante a experiência de ensino, as produções escritas, que consistem na resposta a uma bateria de problemas, e ainda uma entrevista final a cada um dos três alunos participantes. A análise incidiu nas respostas à bateria de problemas e na transcrição das gravações em áudio da entrevista realizada aos alunos.
Os resultados deste estudo revelam que: (i) os alunos utilizam uma diversidade de estratégias de interpretação e a análise dos dados referentes à influência do processo de interpretação de enunciado em todo o processo de resolução do problema, levou à identificação da estratégia mais eficaz; (ii) os alunos demonstram que existem fatores externos que influenciam o processo de interpretação dos enunciados matemáticos e que estes, por vezes, levam a situações de insucesso na resolução de problemas. This study’s objective was to understand students' difficulties in reading instructional texts, focus on the solving of mathematical problems. The theoretical framework is organized into two main sections: (i) the science of language, and (ii) mathematical enunciation. Given the nature of the object of study, the methodology of qualitative research interpretive nature, having a design case study, based on the analysis of a battery of problems and an interview. This study was developed on a 4th grade class with 23 students. Of these, three students were chosen on their performance in class, i.e., their cognitive development compared to planned activities, allowing students to note which had greater ease in troubleshooting and what did not. In the selection of students who would be part of the study was important not only could to determine which of them explain his reasoning, but also those who knew how to identify and explain their difficulties. Data collection includes observation of students in the process of solving the problems during the teaching experience, the written productions, which consists in answering a battery of problems, and even a final interview with each of the three participating students. The analysis focused on responses to battery problems and transcription of audio recordings of the interview with the students.
The results of this study show that: (i) students use a variety of strategies of interpretation and the analysis of data concerning the influence of interpretation set out in the whole process of problem-solving process, identifying the most effective strategy, (ii) students demonstrate that there are external factors that influence the process of interpretation of mathematical statements and that these sometimes lead to situations of failure in problem solving.