Document details

A relação entre a equipa pedagógica e as famílias em creche e jardim-de-infância

Author(s): Ferreira, Marisa Lurdes Bordalo cv logo 1

Date: 2013

Origin: Repositório Comum

Subject(s): Família; Equipa; Criança; Relação; Relação de projeto de investigação; Relatório de estágio; Family; Team; Child; Relationship


Description
Mestrado em Educação Pré-Escolar O presente trabalho tem como pano de fundo a relação entre a equipa pedagógica e as famílias em Creche e Jardim-de-Infância e pretende contribuir para uma visão mais compreensiva e elucidativa da importância que essa mesma relação tem no desenvolvimento da criança e do grupo. No âmbito da Unidade Curricular Estágio II, a intervenção decorreu no contexto de Creche, com um grupo de quinze crianças, e no de Jardim-de-Infância, com um grupo de vinte e cinco crianças. Para a realização deste estudo, recorreu-se a um conjunto de dispositivos, tendo por base a observação participante, as entrevistas às educadoras cooperantes e ainda a análise documental dos projetos pedagógicos de sala. Deste modo, foi importante compreender de que forma as conceções das educadoras e consequentemente as estratégias que utilizam podem facilitar a relação entre a equipa pedagógica e as famílias. Este estudo enquadrou-se no paradigma de investigação qualitativa, sendo que o discurso das educadoras cooperantes se tornou imprescindível para melhor compreender/interpretar as suas conceções sobre a equipa, a família e a relação que se estabelece entre as duas de forma a promover o desenvolvimento harmonioso das crianças. No decorreu deste estudo tentou-se compreender o sentido que as educadoras dão à sua intervenção educativa, quer no que diz respeito à importância que atribuem à relação entre a equipa e as famílias, quer ao modo como organizam o seu trabalho, de forma a privilegiar a relação com os pais, pois a família e a instituição são dois contextos sociais que contribuem para a educação da mesma criança. The present work has as its background the relationship between the teaching staff and families in Nursery and Children’s Garden and aims to contribute to a more comprehensive and informative overview of the importance that this relationship has on child development and the group. Within Course “Estágio II”, the intervention took place in the context of Nursery, with a group of fifteen children, and in the Children’s Garden, with a group of twenty- five children. For this study, we used a set of tools, based on participant observation, interviews with cooperating teachers and even the documentary analysis of pedagogical projects room. Thus, it was important to understand how the conceptions of teachers and consequently the strategies they use can facilitate the relationship between the teaching staff and families. This study is framed in the paradigm of qualitative research, and the speech of the cooperating teachers became imperative to better understand/interpret their conceptions about the team, the family and the relationship established between the two in order to promote the harmonious development of children. Occurred in this study we attempted to understand the meaning that teachers give to their educational intervention, either with regard to the importance they attach to the relationship between the team and families, both in the way they organize their work so as to favor the relationship with the parents, for the family and the institution are two social contexts that contribute to the education of the same child.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Matos, Maria Teresa Elvas de
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU