Document details

A revisão cooperada e o desenvolvimento da escrita

Author(s): Ribeiro, Inês Martelo cv logo 1

Date: 2014

Origin: Repositório Comum

Subject(s): Relatório de projeto de investigação; Relatório de estágio


Description
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico A investigação que aqui se apresenta insere-se nos estudos de Investigação-Ação, no âmbito do paradigma qualitativo, cujo principal objetivo foi averiguar de que forma é que a revisão cooperada permite o melhoramento dos textos, através da partilha de feedbacks dos colegas, tendo para isso analisado quatro situações de revisão cooperada dinamizadas numa turma do 3.º ano do 1.º CEB. Assim, relativamente a este contexto, constatei quais os níveis linguísticos e operações de modificação mais destacados nas propostas dos colegas e na versão final, quais os motivos que levaram os alunos a escolherem um determinado texto como o que mais precisava de melhorar e quais as aprendizagens construídas e reconhecidas pelos alunos após a dinamização da revisão cooperada. This investigation is inserted into a type of study named Action-Research, one of qualitative studies. The investigation’s main goal was to know how a cooperative review enables the text improvement, with the colleagues feedback. For that purpose, I performed cooperative review taks in a 3rd grade class and studied four different situations. Therefore, I found out, in that specific context, what were the more frequent linguistic levels and modification operations in the collegues feedback and in the final version of the text, why did the students choose a certain text that needed to be improved and which were the learnings recognized by the students after the cooperative review tasks.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Botelho, Fernanda; Pinto, Jorge
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU