Detalhes do Documento

A escola e a dislexia, uma maneira diferente de aprender

Autor(es): Lona, Isabel Maria Monteiro de Sousa cv logo 1

Data: 2014

Origem: Repositório Comum

Assunto(s): Necessidades educativas especiais; Integração escolar; Dislexia


Descrição
O presente trabalho de investigação centra-se numa problemática real nas nossas escolas, mormente, a dislexia e a atitude dos docentes face à inclusão destes alunos. No sentido de demonstrar os aspetos relevantes desta intervenção foi aplicado como instrumento para a recolha de dados, um inquérito por questionário com perguntas fechadas. Da análise dos dados conclui-se que a maioria dos docentes são favoráveis à inclusão, de alunos com dislexia, nas turmas de ensino regular. As atitudes mais positivas manifestam-se, tendencialmente, nos docentes do sexo feminino, nos professores mais novos e com menos anos de tempo de serviço. Porém, os docentes, na sua grande maioria, não realizaram formação na área da dislexia durante o seu percurso académico, e também não realizaram formação extracurricular.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia