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As atitudes dos docentes do 2º e 3º ciclos do ensino regular face à DM

Autor(es): Teixeira, Paula Susana Gonçalves cv logo 1

Data: 2014

Origem: Repositório Comum

Assunto(s): Necessidades educativas especiais; Integração escolar; Deficiente mental


Descrição
Desenvolver uma atitude positiva é o primeiro passo para tornar este mundo um lugar muito mais habitável para as nossas crianças. Sendo esta, a nossa principal preocupação como educadores, orientamos o trabalho de investigação no sentido de perceber quais “As Atitudes dos docentes do 2º e 3º Ciclos do ensino regular face à Deficiência Mental”. Tendo consciência que, no atual sistema educativo português estas crianças por vezes continuam a ser “marginalizadas”, este tema revela-se de extrema importância pedagógica e atual. No entanto, com a implementação do modelo de escola inclusiva, tem-se notado uma evolução no sentido de acolher melhor as crianças com NEE. Com este trabalho pretende-se estudar variáveis que sejam condicionante à inclusão destes alunos no ensino regular. Para um correto enquadramento do tema em estudo (Parte I), começaremos por traçar uma breve perspetiva histórica da Educação Especial. De seguida, abordaremos o conceito de DM, sua evolução, etiologia, características, entre outros. Por último, elaboraremos um capítulo sobre atitudes, tema muito estudado no ponto de vista da psicologia social. A componente empírica do estudo (Parte II) tem como principal objetivo “Analisar a sensibilidade dos docentes do ensino regular, em relação à DM”, nesta parte do trabalho, e de forma a cumprir todas as etapas do trabalho científico, definimos os objetivos, as variáveis e hipóteses. Foi também escolhida a amostra, elaborado o instrumento, apresentado os resultados obtidos, assim como a discussão dos resultados, fazendo a analogia com os dados recolhidos na parte teórica.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
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