Author(s):
Correia, Tânia Sofia Mouzinho Pousada
Date: 2014
Origin: Repositório Comum
Subject(s): Forma; Função; Objetos; Relatório de projeto de investigação; Relatório de estágio; Design education; Form; Function; Objects
Description
Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico Este projeto de investigação e intervenção insere-se no âmbito da área curricular
de Educação Visual, no 2ºciclo do ensino básico, e foi desenvolvido com os alunos de uma
turma do 5º ano de escolaridade, na Escola de Álvaro Velho, no Barreiro.
Este estudo pretendeu não só investigar quais os aspetos que os alunos valorizam
nos objetos do quotidiano, tendo em consideração a relação entre a forma e a função no
processo de escolha de um objeto de uso diário, como também perceber se esses alunos
já consideravam a forma e a função dos objetos como partes fundamentais e interligadas
nessa escolha.
A investigação foca-se em projetos de design desenvolvidos pelos alunos em sala
de aula bem como no reconhecimento da relevância patente não só na relação entre a
forma e a função dos objetos, como também nos fatores que influenciam a sua escolha.
Durante esse processo foi fundamental que os alunos associassem a relação entre forma
e função dos objetos à sua aplicabilidade prática.
Este projeto de intervenção não só pretendeu que os alunos adquirissem
conhecimentos na área do design, como também incentivá-los para uma melhor
observação e escolha dos objetos tendo em consideração as funções neles patentes. Os
resultados apresentados neste relatório mostram o modo como os alunos veem essa
relação nos objetos do seu quotidiano, a aprendizagem realizada ao longo do estudo, e a
constante aplicação dos conhecimentos adquiridos nas atividades implementadas. This Project falls within the scope of the curricular area of the last two years of
elementary school, and it was developed with students from the 5th grade at primary
school Alvaro Velho in Barreiro, Portugal.
It is intended not only to investigate the aspects that students value in the objects
of everyday life, taking into account the relationship between Form and Function in the
process of choosing an object of daily use, but also realize if students considered the
Form and Function of objects as fundamental and interrelated before the beginning of
this project.
This research is focused on the projects that students developed in the classroom
and in the constant checking of their recognition of the existing advantages out of the
relationship between Form and Function, as well as the factors influencing the choice of
objects of daily use. Thus, it was possible to analyze the evolution of students throughout
the process.
This project aimed not only to convey design knowledge to students, but also to
encourage them to observe and make better choices taking into account the functions of
the objects they choose. The results presented in this study show clearly the way students
consider the relationship between Form and Function in the objects of their daily use, the
learning process throughout the development of the project, and its application during
the activities completed in class.