Autor(es):
Augusto, Ana Rita Morais
Data: 2014
Origem: Repositório Comum
Assunto(s): Liderança; Supervisão; Motivação
Descrição
Na perspetiva de que à ação do supervisor escolar são atribuídas funções complexas,
de apoio e parceria com o professor, o tipo de relação que ele estabelece com o grupo de
professores, o qual lidera, passa a ser a essência do desenvolvimento do seu trabalho.
Neste sentido, e aliado a outros conceitos, este trabalho tem como finalidade analisar
e refletir sobre a relação entre supervisor escolar e professores no quotidiano das
escolas, identificando as implicações da liderança ao nível dos resultados
organizacionais e de acordo com as funções de coordenação, apoio e decisão do
supervisor.
Com o objetivo de tornar possível a compreensão dos supervisores numa
organização que aprende, optou-se por fazer emergir a especificidade das suas funções e
competências aliadas ao indubitável papel de líder que assume.
As estruturas de coordenação, supervisão e demais participantes do processo
pedagógico de uma escola têm, apesar da complexidade, de acompanhar as novas
características da sociedade, que se apresenta de forma dinâmica e desafiadora.
Tratando especificamente das funções supervisoras e de liderança, constatamos que,
neste início de século, as estruturas da educação se têm vindo a alterar devido às
referidas mudanças. Nesse sentido, e ao contrário do que acontecia no passado, fica
afastado qualquer indício de que o trabalho do supervisor deva estar centrado na
fiscalização puro e simples do trabalho do professor.
Assim, podemos constatar que a ação do supervisor está longe de uma função
mecanizada e baseada numa rotina burocrática, uma vez que, na atualidade, se torna
necessário e se espera que o mesmo desenvolva ações baseadas na reflexão sobre o
processo pedagógico, onde o professor se torna o principal instrumento dessa reflexão e
não um agente a ser controlado no interior das escolas, que aplique de forma rotineira e
prescritiva as orientações do supervisor.