Detalhes do Documento

A liderança da escola e a supervisão pedagógica:estudo de caso

Autor(es): Augusto, Ana Rita Morais cv logo 1

Data: 2014

Origem: Repositório Comum

Assunto(s): Liderança; Supervisão; Motivação


Descrição
Na perspetiva de que à ação do supervisor escolar são atribuídas funções complexas, de apoio e parceria com o professor, o tipo de relação que ele estabelece com o grupo de professores, o qual lidera, passa a ser a essência do desenvolvimento do seu trabalho. Neste sentido, e aliado a outros conceitos, este trabalho tem como finalidade analisar e refletir sobre a relação entre supervisor escolar e professores no quotidiano das escolas, identificando as implicações da liderança ao nível dos resultados organizacionais e de acordo com as funções de coordenação, apoio e decisão do supervisor. Com o objetivo de tornar possível a compreensão dos supervisores numa organização que aprende, optou-se por fazer emergir a especificidade das suas funções e competências aliadas ao indubitável papel de líder que assume. As estruturas de coordenação, supervisão e demais participantes do processo pedagógico de uma escola têm, apesar da complexidade, de acompanhar as novas características da sociedade, que se apresenta de forma dinâmica e desafiadora. Tratando especificamente das funções supervisoras e de liderança, constatamos que, neste início de século, as estruturas da educação se têm vindo a alterar devido às referidas mudanças. Nesse sentido, e ao contrário do que acontecia no passado, fica afastado qualquer indício de que o trabalho do supervisor deva estar centrado na fiscalização puro e simples do trabalho do professor. Assim, podemos constatar que a ação do supervisor está longe de uma função mecanizada e baseada numa rotina burocrática, uma vez que, na atualidade, se torna necessário e se espera que o mesmo desenvolva ações baseadas na reflexão sobre o processo pedagógico, onde o professor se torna o principal instrumento dessa reflexão e não um agente a ser controlado no interior das escolas, que aplique de forma rotineira e prescritiva as orientações do supervisor.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia