Detalhes do Documento

Música de conjunto: perceções e aprendizagens em jovens do 3º ciclo

Autor(es): Cavaco, Ana Sofia Gameiro cv logo 1

Data: 2014

Origem: Repositório Comum

Assunto(s): Relatório de projeto de investigação; Relatório de estágio


Descrição
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico A temática deste trabalho centra-se na música de conjunto e de que forma é que esta pode potenciar aprendizagens de diversas tipologias, tendo como plano central as diferenças que os alunos apresentam não só no que toca dificuldades dos alunos no ensino regular mas também como forma de trabalhar e ajudar na evolução de estudantes com outros tipos de dificuldades e problemáticas, como é o caso de crianças e jovens no ensino especial. Neste contexto realizou-se um projeto educativo, e um projeto de investigação, com uma turma de 8º ano de escolaridade, ou seja 3ºciclo do ensino básico, constituída por 22 alunos, sendo 4 deles inseridos no ensino especial, num período de 10 semanas onde foram realizadas atividades onde se colocaram em prática atividades de música de conjunto de uma forma adaptada, estando estas centradas nas dificuldades dos alunos, quer do ensino regular, mas principalmente, dos alunos do ensino especial a fim de se promover uma participação mais ativa por parte de todos os alunos. O trabalho desenvolvido vem também suscitar a importância de se estimular não só para as aprendizagens musicais que daqui advêm mas também para as aprendizagens sociais e perceções que podem surgir ao se trabalhar neste tipo de temáticas. A literatura utilizada focou-se nos três pontos referidos tendo havido todo um processo de pesquisa para que se encontrassem os autores que melhor correspondessem e fundamentassem estes três fatores. Os resultados deste estudo reflete não só a forma como as coisas foram trabalhadas mas também a maneira com que os outros vêm este tipo de trabalho, sendo ele considerado importante para o desenvolvimento dos jovens também a nível cultural e cívico, na sua vertente social e de constante comunicação para com os outros. The theme of this work focuses on music together and how it can best enhance learning of different types , with the central plan differences that students have not only as regards difficulties of students in regular education but also as a way to work and help in the development of students with other types of difficulties and problems , as is the case of children and youth in special education . In this context was held an educational project and a research project with a group of 8th grade , or 3rd cycle of basic education , consisting of 22 students , 4 of them inserted in special education , a 10-week period where activities where they put into practice activities music together in an adapted form were made , these being centered on the difficulties students or regular education , but mainly of students in special education in order to foster more active participation by of all students . The work has also raise the importance of stimulating not only to musical learning that come here but also for social learning and perceptions that can arise when working on this type of subject . The used literature has focused on the three points mentioned having had a whole search process for authors and substantiate that best matched these three factors met. The results of this study reflects not only the way things were worked but also the way that others see this kind of work , it is considered important to the development of young people also cultural and civic levels, the social aspect and constant communication to others.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Vasconcelos, António Ângelo
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia