Detalhes do Documento

O trabalho colaborativo em equipa: conceções e práticas das equipas pedagógicas

Autor(es): Silva, Joana Rita Ferreira da cv logo 1

Data: 2014

Origem: Repositório Comum

Assunto(s): Trabalho em equipa; Colaboração; Liderança; Clima organizacional; Relatório de projeto de investigação; Relatório de estágio; Teamwork; Collaboration; Leadership; Organizational climate


Descrição
Mestrado em Educação Pré-Escolar O presente relatório de investigação tem como principal intenção compreender as conceções que as equipas pedagógicas têm acerca do trabalho colaborativo em equipa e contribuir para a sua otimização. O estudo realizado é baseado no paradigma interpretativo e com a metodologia de investigação qualitativa, particularmente inspirado na abordagem da Investigação-Ação. Visa identificar e compreender as conceções e as práticas desenvolvidas pelas equipas pedagógicas, no que diz respeito ao trabalho colaborativo em equipa. Os dois contextos onde se realizou o presente estudo estão enquadrados nas instituições onde decorreram os estágios, no contexto de creche e de jardim-de-infância. É a partir das informações recolhidas através dos instrumentos e procedimentos de recolha de informação selecionados (observação participante e inquérito por questionário às equipas pedagógicas) que irei descrever e interpretar as conceções das equipas pedagógicas em estudo. Na parte da fundamentação teórica deste relatório analiso os conceitos de base do estudo, a saber: o trabalho em equipa, o trabalho colaborativo, liderança e clima organizacional This investigation report intends to comprehend what the pedagogical teams concept about the collaborative teamwork and contributes to its optimization. The work developed is based in the interpretative paradigm and in the qualitative investigation methodology, mainly inspired by the investigation-action approach. This report seeks to identify and comprehend the conceptions and the developed approach by the pedagogical teams to what concerns the collaborative teamwork. This study was made in the institutional contexts where the internships were made, namely, baby nursery and kindergarden. Based on the gathered information through the chosen instruments and procedures (participating observation and pedagogical teams inquiry) will be described and interpreted the pedagogical teams conceptions in analysis. In the report theoretical argumentation were analyzed the study base concepts, such as: team work, collaborative work, leadership and organizational climate.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Pires, Ana Luísa de Oliveira
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia