Author(s):
Lopes, Tiago Arruda Ferreira Marques
Date: 2013
Origin: Repositório Comum
Subject(s): Animação turística; Turismo na natureza; Qualidade; Responsabilidade; Região Autónoma dos Açores; Tourism recreational services; Nature tourism; Quality; Responsability; Azores
Description
Mestrado em Turismo, Especialização em Planeamento e Gestão em Turismo de Natureza e Aventura O turismo apresenta-se como um setor cada vez mais dinâmico e globalizado. Simultaneamente, os turistas são cada vez mais motivados por experiências genuínas, serviços personalizados e atividades mais sustentáveis, adequados às necessidades individuais ou de pequenos grupos.
Num mercado mais especializado, segmentado e exigente, o sucesso das organizações e, em particular, das empresas de reduzida dimensão, associa-se naturalmente à qualidade dos serviços que estas promovem. Desta forma, a qualidade e a responsabilidade de um destino encontram-se naturalmente associadas, reunindo o conjunto de políticas e processos de operação que servem de base ao seu desenvolvimento sustentável.
A Região Autónoma dos Açores constitui um destino turístico emergente, caraterizado por especificidades de desenvolvimento particulares em resultado de algumas das suas limitações a nível de insularidade, dimensão e localização. Não obstante, o turismo apresenta neste território um importante potencial de crescimento e valorização, associando-se ao elevado valor dos seus recursos patrimoniais naturais e socioculturais, sob a forma dos seus segmentos estratégicos - o turismo na natureza e náutico e o touring cultural e paisagístico.
A presente dissertação visa contribuir para uma prática mais responsável e de qualidade nos serviços de animação turística associados às atividades de turismo na natureza nos Açores. São analisadas e enquadradas as principais temáticas de análise, caracterizado o território de estudo e desenvolvida uma investigação empírica no sentido de se auscultar o universo de agentes e operadores, permitindo aferir a aceitação pelos inquiridos de um conjunto de propostas para a consolidação, estruturação e melhoria da qualidade e responsabilidade no setor, tendo em consideração as especificidades setoriais e territoriais envolvidas.
Conclui-se, de uma forma geral, a necessidade de se desenvolverem ações estruturantes sobre as bases de responsabilidade e qualidade dos serviços de animação turística na região, bem como a existência de interesse e motivação dos agentes para o efeito, se enquadrados numa ação devidamente coordenada, apoiada e colaborativa, derivada de um compromisso global do destino para com as suas representações estratégicas.