Author(s):
Neves, Andreia de Oliveira
Date: 2013
Origin: Repositório Comum
Subject(s): Comportamentos antissociais; Comportamentos delinquentes; Género; Impulsividade; Práticas Educativas Parentais
Description
Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Psicologia Forense e Criminal O presente estudo, tem como objetivo analisar a relação entre as características individuais (e.g. impulsividade) e características familiares (e.g. práticas educativas parentais e estrutura do agregado familiar) em relação à perpretação de comportamentos antissociais e delinquentes. Para a concretização destes objetivos foram utilizados três instrumentos: Questionário de estilos educativos parentais – QEEP (Ducharne, Cruz, Marinho & Grande, 2006), a Escala de Condutas Antissociais e Delitivas – CAD (Formiga, 2003) adaptado por Sousa e Soeiro 2009 e Escala de Impulsividade de Barrat – Bis-11C (Cosi, Canals & Vigil-Colet, (2008, traduzida por Neves e Soeiro, 2013). Os instrumentos foram aplicados, em contexto escolar, na região de Lisboa. A amostra recolhida é composta por (n=178) indivíduos, dos quais 48,9% são elementos do sexo masculino (n=87) e 51,1% são do sexo feminino (n=91), com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos. Os resultados obtidos indicam que em relação ao género, existem diferenças significativas apenas no comportamento antissocial e delinquente. Quanto aos comportamentos antissociais e delinquentes relativamente aos tipos de impulsividade, verificou-se uma correlação positiva entre a impulsividade motora e ambos os comportamentos. No que concerne à impulsividade não planeada, constatamos uma correlação negativa com os comportamentos antissociais e delinquentes.
Já no que diz respeito à associação entre os comportamentos antissociais e delinquentes e as perceção das práticas educativas parentais, apenas se verificou uma correlação negativa em relação à variável supervisão parental, isto é, quanto maior for a supervisão parental, menor será a perpetração de comportamento antissocial e comportamento delinquente.