Document details

A gestão do design em português: gestão do design ou design holístico?

Author(s): Sousa, Bárbara cv logo 1

Date: 2014

Origin: Repositório Comum

Subject(s): Gestão do design; Design; Gestão; Estudo de caso; Design holístico


Description
Nos últimos anos, o design tem sido alvo de inúmeras reflexões: desde os seus contornos ontológicos até aos seus domínios de intervenção, passando pelos princípios, práticas, conceitos e métodos que lhe são adjacentes. A disciplina de gestão do design, em foco nesta dissertação, faz parte desta discussão e revela-se matéria nuclear enquanto ponte entre o design e a gestão contribuindo para uma visão holística e sistémica dos processos de design. Neste sentido, a gestão do design é sinónimo de competitividade porque integra de uma forma construtiva o design ao nível operacional, táctico e, acima de tudo, estratégico, mas também facilita a comunicação na interacção das várias áreas que envolvem a actividade das organizações. Nesta dissertação desenvolve-se um estudo de caso referente ao estado da gestão do design em Portugal. Para tal, são selecionados três universos representativos: o universo académico, representado pelas instituições que contemplam o ensino do design e particularmente, as que incluem a gestão do design no seu plano de estudos; o universo profissional, representado pelas empresas distinguidas pelo DME e, finalmente, o universo da investigação, representado pelos organismos de investigação e/ou promoção do design. Partindo do levantamento de cada uma das realidades, é traçado um eixo comum que confirma a pertinência da disciplina de gestão do design, ancorando-a a toda e qualquer actividade que implique a prática do design.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU