Autor(es):
Alves, Adelaide Maria Jacinto
Data: 2011
Origem: Repositório Comum
Assunto(s): Educação visual e tecnológica; Espaço; Apropriação do espaço escolar; Preservação do espaço escolar; Relatório de projeto de investigação; Relatório de estágio; Visual and technological education; Space; Ownership of school space; Preservation of school space
Descrição
Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico O trabalho que agora apresentamos insere-se no estudo da
problemática da apropriação e preservação do espaço escolar.
O objecto de estudo a disciplina de Educação Visual e
Tecnológica, enquanto promotora de uma relação que
potencie a intervenção dos alunos nesse mesmo espaço,
servindo como agente para a sua apropriação e preservação.
Tendo como opção metodológica a investigação-acção,
pretende-se perceber se existiu uma alteração no
comportamento e no relacionamento dos alunos com o
espaço escolar, após a intervenção proporcionada pela
disciplina de Educação Visual e Tecnológica. Neste contexto
procurou-se: i) identificar a importância que tem para os
alunos a participação em projectos de intervenção no espaço
escolar; ii) contribuir para que os alunos preservem esse
mesmo espaço.
Provindo do trabalho pedagógico “Escola, um espaço a
encontrar”, cujo teor se centra numa intervenção estética no
átrio do bloco B, da escola sede, do Agrupamento de Escolas
El-Rei D. Manuel I em Alcochete, encetada por uma turma de
6º ano, pretendeu-se: i) contribuir para que os alunos
respeitem os espaços escolares; ii) contribuir para que os
alunos preservem o trabalho dos colegas.
Os resultados deste estudo apontam para a importância que
os alunos põem na tónica da proximidade que sentiram com o
espaço escolar através desta actividade, denotando-se uma
maior tendência para a preservação do mesmo.
Partindo da análise dos resultados apresentam-se as
conclusões do estudo, limitações e implicações educativas,
perspectivando-se novos caminhos de investigação. The work that now falls within the present study the question
of ownership and maintenance of the school.
The object of study the discipline of Visual and Technological
Education, as a promoter of a relationship that enhances the
involvement of students in that space, serving as agent for the
ownership and preservation.
Having as a methodological option action research, we intend
to see if there was a change in behavior and students'
relationship with the school after the intervention provided by
the discipline of Visual and Technological Education. In this
context we sought to: i) identify the importance for students to
participate in projects of intervention in the school, ii) help
students to preserve this space.
Coming from the pedagogical work "School, a place to find"
content, which focuses on aesthetic intervention in the lobby of
Block B, the school's headquarters, the Group of Schools King
D. Manuel I in Alcochete, initiated by a group of 6th year,
aimed to: i) to help students meet the school premises, ii) help
students to preserve the work of others.
The results of this study indicate the importance that students
put emphasis on the closeness they felt with the school
through this activity, indicating a greater tendency to preserve
the same.
Based on the analysis of the results we present the findings,
limitations and implications for education, looking ahead to
new avenues of research.