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Divulgação de informação sobre capital intelectual em Portugal: factores determ...

Autor(es): Cruz, Juliana Catarina Santos cv logo 1

Data: 2011

Origem: Repositório Comum

Assunto(s): Capital intelectual; Activos intangíveis; Gestão dos conhecimentos


Descrição
Dissertação de Mestrado em Contabilidade e Finanças Esta dissertação tem como objectivo principal a análise do nível de divulgação de informação sobre capital intelectual por parte das organizações da amostra. Ao longo do tempo, tem-se verificado que o valor contabilístico de uma organização difere do seu valor de mercado e que este gap resulta em parte da dificuldade de reconhecimento e mensuração dos activos intangíveis. O capital intelectual engloba, também, os intangíveis que não são reconhecidos, por não cumprirem os requisitos da definição de activo, mas que criam valor. Daí a relevância da sua divulgação. Da literatura analisada, encontramos um consenso quanto ao facto de o capital intelectual ser caracterizado como um modelo constituído por três componentes: Capital Humano, Capital Relacional e Capital Estrutural. Destacamos, ainda, o papel da teoria na tentativa de explicação da divulgação voluntária de informação, neste caso, sobre capital intelectual. Utilizamos a análise de conteúdo para proceder à recolha de informação sobre capital intelectual e à análise descritiva e estatística. Testamos a relação entre a dimensão, o sector de actividade, a idade e o coeficiente de endividamento de cada organização e o nível de divulgação de informação relativa ao capital intelectual e os seus componentes. Aplicamos a regressão logística para validar as hipóteses. Verificamos, com base na amostra seleccionada, que o sinal das relações entre as variáveis explicativas e as explicadas é, na maioria dos casos, positivo. Contudo, foi reduzido o número de relações estatisticamente significativas encontradas. No entanto, através dos resultados da análise de conteúdo, constatamos que as organizações em estudo, evidenciam o relevo dado à informação sobre capital intelectual. The main purpose of this study is to analyse the level of intellectual capital information disclosure of the organizations in the selected sample. As time went on, people acknowledged that the accounting value of an organization differs from its market value and that this gap stems, in part, from the difficulty of recognition and measurement of intangible assets. Intellectual capital encompasses also the intangible assets that are not recognized due to the fact that they do not satisfy the conditions of its accounting standard definition. Yet, they create value. Therefore, its disclosure is relevant. Reviewing literature we found out a general consensus about intellectual capital being considered as a model consisting of three components: Human Capital, Relational Capital and Structural Capital. We highlight the role of theory in explaining the voluntary disclosure of information, in this case, about intellectual capital. We used content analysis to collect the information about intellectual capital and to develop the descriptive and statistical analysis. We tested the relationship between the size, industry, age and debt ratio of each organization and the level of disclosure on intellectual capital and its components. We applied logistic regression to validate the hypotheses. Based on the sample selected, we noticed that the sign of the relationship between the explanatory variables and those which have been explained is, generally, positive. However, we found out a small number of statistically significant relationships. The results of content analysis show that the organizations studied emphasise intellectual capital information.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Alves, Maria Teresa Venâncio Dores
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