Detalhes do Documento

Práticas de seleção e construção de tarefas que visam o desenvolvimento do sent...

Autor(es): Delgado, Catarina cv logo 1 ; Brocardo, Joana cv logo 2 ; Oliveira, Hélia cv logo 3

Data: 2012

Origem: Repositório Comum

Assunto(s): Práticas do professor; Tarefas nunéricas; Desenvolvimento do sentido do número


Descrição
A primeira autora deste texto desenvolveu um projeto colaborativo de desenvolvimento curricular com dois professores do 1º Ciclo e realizou um estudo focado na caracterização das práticas destes professores. Neste texto analisam-se as práticas de um dos professores, Manuel, na seleção e construção de tarefas que visam o desenvolvimento do sentido de número dos alunos. A metodologia do estudo, de natureza qualitativa e interpretativa, segue a modalidade de estudo de caso e a recolha dos dados foi realizada através de entrevistas, observação de sessões de trabalho conjunto, observação de aulas e análise documental. Os resultados indicam que na seleção e construção de tarefas que visam o desenvolvimento do sentido do número, Manuel valoriza a relação entre o seu contexto e os cálculos a efetuar, a possibilidade das tarefas poderem suscitar o uso de métodos e números eficazes e de proporcionarem o uso de diversas estratégias.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia