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Validação do How I Think: Questionnaire para a população adulta portuguesa

Autor(es): Veloso, Ana Cristina Carvalho cv logo 1

Data: 2013

Origem: Repositório Comum

Assunto(s): Distorções cognitivas; How i think questionnaire; Qualidades psicométricas


Descrição
Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Psicologia Forense e Criminal A presente dissertação de mestrado tem como principal objetivo realizar uma análise exploratória das qualidades psicométricas do How I Think – Questionnaire (HIT-Questionnaire; Barriga, Gibbs, Potter & Liau, 2001), numa amostra da população adulta portuguesa. Uma vez que o HIT-Questionnaire se encontra construído para avaliar distorções cognitivas self-serving, relacionadas com a manifestação de comportamentos antissociais, a presente amostra é composta por indivíduos da população geral (n=713) e por indivíduos que se encontram recluídos (n =21). Os resultados revelaram bons índices de consistência interna e foram verificados os diversos tipos de validade. Ou seja, HIT- Questionnaire correlaciona-se positivamente com os scores de outro instrumento de avaliação de distorções cognitivas (Escala de Distorções Cognitivas; Briere, 2000), e correlaciona-se negativamente com os scores de um instrumento de avaliação de empatia (Índice de Reatividade Interpessoal; Davis, 1980). O HIT-Questionnaire revelou boa validade preditiva e concorrente. Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre a população forense e não forense, sendo que os indivíduos recluídos obtiveram scores mais elevados no HIT-Questionnaire. Foram ainda encontradas diferenças estatisticamente significativas na população geral, em relação ao sexo, sendo que os indivíduos do sexo masculino apresentaram scores mais elevados no HIT-Questionnaire. Pôde-se concluir que, por possuir boas capacidades psicométricas, o HIT-Questionnaire pode ser aplicado a adultos da população portuguesa, uma vez que deteta com acuidade a presença de distorções cognitivas self-serving.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
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