Author(s):
Mares, Pedro
; Sarkar, Soumodip
Date: 2012
Origin: Repositório Comum
Subject(s): Magalhães; Tecnologias de informação e comunicação; Educação; Information and communication technologies; Education
Description
Comunicação apresentada em 14.º Workshop APDR - Empreendedorismo e Desenvolvimento Regional, Setúbal Nas últimas três décadas as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm transformado a forma como os professores ensinam e como os alunos aprendem. Durante este tempo, tem existido muita discussão em torno do papel adequado das TIC na educação.
Recentemente, tem-se assistido à proliferação de programas e iniciativas que envolvem o fornecimento das TIC nas escolas. Grande parte dessas iniciativas baseiam-se no conceito “one-to-one”, como é o caso das iniciativas One Laptop Per Child (OLPC) e do Classmate PC. O computador Magalhães, baseado no Classmate PC, é outro exemplo do conceito “one-to-one”.
O presente estudo pretende analisar o uso do computador Magalhães no 1.º Ciclo do Ensino Básico, na sala de aula e fora da escola, e analisar o seu impacto no ensino dos alunos, assim como no contributo para o desenvolvimento das suas competências. Deste modo, foram aplicados dois questionários, um destinado aos professores e outro destinado aos Encarregados de Educação, em 35 escolas do distrito de Setúbal. Foram obtidas 155 respostas dos professores e 657 respostas dos Encarregados de Educação.
Este trabalho de investigação pretende dar um contributo ao sistema educativo português e estimular e orientar futuras investigações na área em estudo. In the last three decades Information and Communication Technologies (ICT) have transformed the way how teachers teach and how students learn.
During this time, there has been much discussion about the proper role of ICT in education. Recently, there has been a proliferation of programs and initiatives that involve the provision of ICT at schools. Most of these initiatives are based on the one-to-one concept, as is the case of One Laptop Per Child (OLPC) and the Classmate PC. The Magalhães laptop, based in the Classmate PC, is another example of the one-to-one concept.
The present study analyzes the use of the Magalhães laptop, in the classroom and outside of school, and analyze its impact on the teaching of 1st Cycle of Basic Education students, as well as contributing to the development of their skills.Thus, two inquiries were applied, one for teachers and another for the parents/caregivers, in 35 schools in the district of Setúbal. Answers were received from 155 teachers and 657 parents/caregivers.
This study aims to give a contribution to the Portuguese education system as well as to stimulate and guide future research in this study area.