Author(s):
Gonçalves, Joana Rita Domingues
Date: 2013
Origin: Repositório Comum
Subject(s): Integração escolar; Necessidades educativas especiais; Tecnologia da informação; Educação pré-escolar; Intervenção precoce
Description
A sociedade atual é marcada por muitas mudanças científicas, tecnológicas, económicas, políticas, sociais e culturais, colocando em evidência as tecnologias como os principais responsáveis pelas alterações radicais dos paradigmas sociais e até culturais.
Neste estudo, referente à inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) com recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no jardim-de-infância, recolhemos diferentes opiniões de diversos docentes do Distrito de Leiria através de inquéritos por questionários.
A inclusão e integração das T.I.C. e das N.E.E. leva-nos, deste modo, ao enquadramento dos conteúdos, das estratégias e dos métodos de ensino-aprendizagem específicos através dos processos de comunicação ativa e paralela, e do trabalho colaborativo e paralelo.
O estudo apresentado pretende dar a conhecer as opiniões dos educadores de infância face à adoção das T.I.C. na prática pedagógica com crianças com N.E.E., avaliando o impacto da utilização das T.I.C. na aprendizagem de uma criança com N.E.E., no compreender a real utilização das T.I.C. nas escolas, com o intuito de perceber e conhecer que ferramentas se utilizam no desenvolvimento das competências destas crianças.
Procedemos, assim, de grosso modo, à elaboração de um inquérito por questionário, destinado a educadores de infância, com o objetivo primordial de recolher a informação necessária para esclarecer os objetivos do estudo. Os resultados foram alvo de tratamento e após a sua análise obtiveram-se como conclusões a importância e eficácia da utilização das T.I.C. no processo de ensino-aprendizagem dos alunos com N.E.E., as T.I.C. como recurso para uma intervenção pedagógica diferenciada e os conhecimentos e competências dos docentes face a estas.
Conclui-se assim que, através das ferramentas digitais, se podem promover competências profundas contribuindo para o desenvolvem-se nas aquisições de práticas de autonomia e de espírito crítico. Com efeito, o carácter dinâmico das T.I.C. favorece uma observação mais seletiva e uma atitude mais crítica por parte das crianças.