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Sistemas de certificação da qualidade nas instituições de respostas sociais

Author(s): Lucas, Susana cv logo 1 ; Sardinha, Boguslawa Maria Barszczak cv logo 2 ; Dias, Otília cv logo 3 ; Pires, António Ramos cv logo 4

Date: 2013

Origin: Repositório Comum

Subject(s): Gestão da qualidade; Certificação; Respostas sociais; Instituições sociais; Social institutions; Quality management; Certification; Social answers


Description
Dar resposta às necessidades sociais, neste momento de crise, constitui um dos problemas mais prementes das economias europeias. A grave crise financeira reflete-se nas respostas dadas pelos estados às necessidades sociais. A eficácia e a qualidade desse tipo de serviços começa a ser um assunto muito complexo e muitas vezes difícil de resolver, mas a que urge dar resposta. O aparecimento de muitas empresas privadas que visam dar a respostas as crescentes necessidades sociais é outro elemento a considerar no contexto da economia social. A competitividade deste sector, nomeadamente do ponto de vista da rentabilidade financeira, assume que a qualidade dos serviços é uma componente essencial. Nos últimos anos tem-se assistido ao aumento significativo da certificação dos sistemas da qualidade das respostas socias. Em Portugal existem 2 esquemas específicos de certificação nas respostas socias a certificação Equass (European Quality Assurance in Social Services) e a certificação segundo os modelos do ISS (Instituto da Segurança Social). A existência destes esquemas a par da certificação baseada na ISO 9001, criou a necessidade deste estudo comparativo de análise e discussão das experiências acumuladas, no sentido de dar uma informação mais precisa ao mercado dos serviços sociais, bem como de identificar as principais necessidades de formação profissional do setor. O início recente dos trabalhos de uma Comissão Técnica de Normalização sobre Sistemas de gestão da qualidade nas respostas sociais veio, ainda reforçar a necessidade já identificada. In this time of crisis, the answers for social needs are one of the most pressing problems of European economies. With worsening financial crisis, which is reflected in the answers given by the state of this problem, efficiency and quality of such services start to be a very complex subject and often difficult to resolve. The emergence of many private companies that seek to give answers to the growing social needs is a fact. Faced with competition in this sector, which becomes increasingly interesting from the point of view of financial profitability, service quality is thus an essential point. In recent years we are witnessing a significant strengthening of quality assurance of institution which works in that area. In Portugal there are two types of the quality certification in that area: Quality Assurance in Social Services (EQUASS Assurance) (European Certification) and ISS certification (Social Security Institute - Portuguese certification). There is therefore a need to study, analyze and standardize these two types of certification in order to give more accurate information to the market of social services about what kind of certification should be adopted. This is precisely the goal of our work. In this paper we will analyze these two types of certification with the goal of standardizing procedures for a single certification of social responses. We will also analyze what kind of quality certification is adopted by the institutions already certified in the area of social intervention.
Document Type Article
Language Portuguese
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