Author(s):
Vieira, Clara Alexandra Gomes
Date: 2013
Origin: Repositório Comum
Subject(s): Necessidades educativas especiais; Violência nas escolas; Papel da escola; Integração escolar
Description
O bullying escolar tem aumentado gradualmente nos últimos anos e é um fenómeno
que gera, efetivamente, uma enorme inquietação nas escolas, afetando alunos, professores,
assistentes operacionais, famílias dos alunos, assim como toda a comunidade educativa. A
escola apresenta-se como um lugar onde ocorrem comportamentos agressivos e violentos
que destroem valores sociais e familiares resguardados e cultivados há muitas décadas.
Os alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) são um dos potenciais
alvos do bulliyng, na medida em que são alunos com limitações, desde físicas a mentais,
logo, um alvo frágil, fácil e preferível de "explorar" pelos colegas, tendo os professores que
estar atentos a essa realidade.
Para fazer face a estas dificuldades vividas por grande parte das escolas do nosso
país foi criado pelo Ministério da Educação, em 1996, o Programa Territórios Educativos
de Intervenção Prioritária (TEIP).
Nesta linha de pensamento, é nosso propósito estudar as práticas dos professores
pertencentes a um agrupamento TEIP do concelho de Braga, relativamente ao bullying
escolar, nomeadamente com crianças com NEE. A amostra é constituída por 78
professores: professores titulares de turma do 1º ciclo, diretores de turma do 2º e 3º ciclos e
secundário e professores da Educação Especial.
Com este estudo pudemos verificar que os professores inquiridos são da opinião que,
dos alunos com NEE, os que apresentam Perturbação de Hiperatividade e Défice de
Atenção são os que mais se envolvem em episódios de bullying escolar e o local onde
ocorre mais frequentemente é o recreio. Foi possível ainda aferir que mais de metade da
amostra realiza atividades/estratégias de prevenção do bullying escolar na sua
turma/escola, privilegiando a gestão de sentimentos e emoções, estabelecimento de regras
e a interação com a família e comunidade escolar.