Author(s):
Dionísio, Nuno Miguel de Sousa
Date: 2013
Origin: Repositório Comum
Description
Dissertação de Mestrado em Ciências Empresariais - Ramo de Gestão Logística No presente trabalho é pretendido efetuar uma avaliação do impacto na otimização dos processos e na cultura organizacional num operador logístico da indústria automóvel, após a implementação de metodologias Lean. A metodologia escolhida para este trabalho é a de estudo de caso único na Schnellecke Portugal, sediada junto ao Parque Industrial da Autoeuropa, que presta serviços de pré-logística e gestão de aprovisionamento, armazenamento e gestão de stocks. A atividade da empresa abrange toda a cadeia logística através de soluções integradas, assim como soluções de logística interna e de abastecimento a linhas de montagem. A introdução da filosofia Lean no grupo Schnellecke Logistics deu-se no ano de 2011 e como resultado da implementação das metodologias e ferramentas Lean na empresa, resultaram diversos tipos de melhoria de eficiência na identificação e na eliminação das perdas geradas nos processo, na identificação dos pontos fracos alvos da mudança, contribuindo para o incremento da produtividade, para a melhoria da qualidade, para a redução dos custos e para o aumento da motivação e da participação dos seus colaboradores, corroborando a almejada meta da sustentabilidade. Para alcançar o objetivo do trabalho foi elaborada uma revisão bibliográfica de vários conceitos e ferramentas associados à filosofia Lean, designadamente o Just In Time, o Lean Thinking, a filosofia Kaizen, o Kanban, os 5Ss, Lean Seis Sigma, Lean nos serviços e na logística, e um breve enquadramento da cadeia de abastecimento. This present work is intended to assess of the impact on the optimization of the processes and organizational culture in a logistics operator in the automotive industry after the implementation of Lean methodologies. The methodology chosen for this work is a single case study of Schnellecke Portugal, located next to Autoeuropa´s Industrial Park, which provides pre-logistics and procurement, warehousing and inventory management services. It also covers the entire logistics chain through integrated solutions as well as solutions for internal logistics and supply the assembly lines. The introduction of Lean philosophy in Schnellecke Logistics Group took place in 2011 and as a result of the implementation of Lean tools and methodologies in the company, there were various types of efficiency improvements in the identification and elimination of waste generated in the process, identifying weaknesses targets of change, helping to increase productivity, to improve quality, to reduce costs and to increase the motivation and engagement of its employees, confirming the desired goal of sustainability.
To achieve this study’s objective a literature review was elaborated with various concepts and tools associated with Lean philosophy, in particular Just In Time, Lean Thinking, Kaizen philosophy, Kanban, 5Ss, Lean Six Sigma, Lean in services and logistics, and a brief framework of the supply chain.