Detalhes do Documento

As perceções dos professores da região autónoma da Madeira sobre o contributo d...

Autor(es): Resende, Andreia Marques cv logo 1

Data: 2013

Origem: Repositório Comum

Assunto(s): Paralisia cerebral; Aprendizagem; Tecnologia da informação; Integração escolar


Descrição
As TIC provocaram profundas alterações na nossa sociedade. As novas tecnologias, a partilha rápida e massiva da informação e a interatividade influenciam a nossa forma de pensar e de nos relacionarmos com os outros. Tais fenómenos exigem a construção individual, crítica e reflexiva do conhecimento de modo a que o indivíduo participe de forma ativa no meio em que se insere. Simultaneamente a sociedade caracteriza-se, cada vez mais, diversificada nos seus cidadãos, necessitando de encontrar soluções de proporcionar a todos as condições necessárias para poderem exercer o direito à cidadania. Nesta conjuntura emerge a necessidade de um novo referencial educacional que reclame uma abordagem multidimensional e inclusiva da aprendizagem do aluno. A elevação de uma escola mais democrática, reivindica que todos os alunos beneficiem das mesmas condições de acesso à tecnologia e que aprendam num ambiente onde as interações sociais se construam valorizando a diferença e identificando-a como fonte de riqueza do potencial humano. No presente estudo perspetivamos conhecer e compreender as perceções dos docentes das escolas da Região Autónoma da Madeira sobre o contributo das TIC na aprendizagem dos alunos com Paralisia Cerebral, problematizando esta relação com a inclusão, uma vez que estes alunos, pela sua perturbação motora, poderão encontrar limitadas as suas oportunidades de aprendizagem. A investigação foi concretizada pela distribuição de um questionário on-line a uma amostra de 198 docentes. Com base nos resultados verificou-se o papel importante que os professores atribuem às TIC no processo de ensino-aprendizagem destes alunos, como também se observou a relevância das suas atitudes e conhecimentos para com as TIC e Inclusão no sucesso deste processo.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia