Document details

A inclusão de crianças com paralisia cerebral em contexto educativo: percepções...

Author(s): Baltazar, Susana Maria Pita cv logo 1

Date: 2013

Origin: Repositório Comum

Subject(s): Necessidades educativas especiais; Paralisia cerebral; Criança; Integração escolar; Educação


Description
Este trabalho, tem por objetivo apresentar uma breve explicação do conceito de Paralisia Cerebral - qual e quais as suas origens, sua classificação e as dificuldades que lhe são associadas. Posteriormente, faz parte também, desta investigação, dar a conhecer a importância e a realidade da inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais, nomeadamente com Paralisia Cerebral, no ensino regular bem como o papel de todos os agentes educativos envolvidos em todo o processo. A escola inclusiva veio possibilitar a que todos os alunos com Necessidades Educativas Especiais possam desenvolver as suas capacidades e possam ter uma participação ativa em todo o seu processo educativo e na sociedade onde está inserido. Desta forma, procuramos entender como é que as escolas correspondem às exigências pedagógicas necessárias para a inclusão destes alunos. É de salientar que foi verificada a importância da inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais no ensino regular, no entanto, averiguou-se um conjunto de fatores que se relacionam e que determinam a falta de êxito desta inclusão. As respostas desta investigação conseguiram-se através da realização de um questionário a 100 docentes da Região Autónoma da Madeira.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU