Detalhes do Documento

A satisfação dos pais de alunos com PEA relativamente à escola que os acolhe:a...

Autor(es): Ferreira, Sílvia Gonçalves cv logo 1

Data: 2013

Origem: Repositório Comum

Assunto(s): Autismo; Integração escolar; Relação escola-família


Descrição
A inclusão das crianças com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) é uma realidade em Portugal cujo sucesso envolve a parceria entre inúmeros intervenientes. A investigação encontrou a adesão de 16 famílias que revelaram a sua Satisfação em relação ao Agrupamento de Escolas (AE) de Escariz. O universo único de cada pai e de cada mãe, os mecanismos de defesa e proteção psíquica, as conquistas afetivas, angústias, desilusões e expetativas em relação ao percurso escolar dos filhos com PEA influenciam a relação escola/família, nomeadamente, a implementação de um ambiente inclusivo à luz do decretolei 3/2008. Ora o sentimento/atitude de Satisfação desenvolve-se a partir da grande decisão: a escolha da melhor escola para os filhos com PEA. Na verdade, ambicionámos identificar os fatores que influenciam essa Satisfação em relação ao AE de Escariz cuja Unidade de Ensino Estruturado para a Educação de Alunos com Perturbação do Espetro do Autismo (UEEA) desenvolve a sua intervenção pedagógica a partir do Modelo TEACCH. Atendendo à falta de instrumentos e escala de validade credível para o contexto português, construímos um questionário que foi aplicado aos pais dos alunos com PEA. A análise dos dados recolhidos conferiu a este estudo um carácter válido e pertinente complementado com a revisão bibliográfica. Comprovámos que as variáveis género; comunicação regular com a escola; progressos na autonomia; oferta escolar de uma equipa multidisciplinar especializada e as expetativas a médio-prazo dos pais de alunos com PEA influenciam a sua Satisfação. Relativamente à variável medida educativa, não verificámos diferenças significativas na Satisfação dos pais, pois a maioria desconhece a terminologia da medida o que nos faz acreditar que a inclusão escolar, a manifestação positiva do educando em relação à escola e os seus progressos académicos e sociais testemunham a eficácia da intervenção especializada, estruturada e diferenciada. Sintetizamos que a maioria dos pais/mães dos alunos com PEA manifestou-se Muito Satisfeita com o AE de Escariz considerando-o uma escola inclusiva e a melhor opção educativa para o seu filho(a). É importante Sentir para Incluir, pois a inclusão é um exercício de cidadania. Dando voz à família, evocámos a importância da sua Satisfação e desenhámos uma investigação – ação junto do AE de Escariz para melhorar a qualidade do ensino junto dos alunos com PEA.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia