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Relatório de Trabalho de Projeto: Organização da Equipa de Enfermagem nas Salas...

Autor(es): Costa, Inês Fernandes cv logo 1

Data: 2013

Origem: Repositório Comum

Assunto(s): Competências; Enfermagem Médico-Cirúrgica; Metodologia de Trabalho de Projeto; Salas de Emergência; Teoria da Incerteza na Doença; Emergency Room; Nursing Médico - Cirúrgica; Project Work Methodology; Skills; Uncertainty in Illness Theory


Descrição
Relatório de Trabalho de Projeto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Médico – Cirúrgica. O presente relatório de trabalho de projeto surge no âmbito do 2º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico – Cirúrgica da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, no ano letivo 2012/2013 e a sua apresentação e discussão pública visam a obtenção do grau de Mestre nesta área científica. Descreve o percurso efetuado no Curso de Pós – Licenciatura de Especialização em Enfermagem Médico – Cirúrgica, considerando como parte integrante o já realizado no Curso de Pós-Graduação em Enfermagem Médico-Cirúrgica, nesta mesma instituição. No âmbito dos estágios realizados no Serviço de Urgência Geral de um Centro Hospitalar da Grande Lisboa foi desenvolvido um Projeto de Intervenção no Serviço, segundo a metodologia de trabalho de projeto, intitulado “Organização da Equipa de Enfermagem nas Salas de Emergência”. Os objetivos do presente trabalho de projeto são (1) enquadrar a prática desenvolvida através da Teoria da Incerteza na Doença de Merle Mishel, (2) realizar revisão bibliográfica acerca da temática do Projeto de Intervenção em Serviço realizado, (3) contextualizar os locais onde decorreram os estágios, (4) apresentar o projeto desenvolvido de acordo com a metodologia de trabalho de projeto, (5) fundamentar as estratégias utilizadas na sua conceção, (6) avaliar a sua adequação atual, (7) refletir criticamente a prática desenvolvida à luz das competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem em Pessoa em Situação Crítica, definidas pela Ordem dos Enfermeiros e (8) analisar as aprendizagens numa relação comparativa com o perfil de competências do Mestre em Enfermagem Médico – Cirúrgica. A prossecução destes objetivos permitiu analisar as aprendizagens efetuadas ao longo deste percurso, o que contribuiu para a qualidade dos cuidados e a excelência no exercício da profissão, numa prática fundamentada pela investigação, enquanto condição sine qua non do Mestre em Enfermagem Médico – Cirúrgica. The present work, its presentation and public discussion were performed in scope of 2º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico – Cirúrgica from Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, year of 2012/2013, and mean to obtain the Masters Degree in this scientific area. It describes the journey made during the Curso de Pós – Licenciatura de Especialização em Enfermagem Médico – Cirúrgica, considering the previously completed Curso de Pós Graduação em Enfermagem Médico- Cirúrgica, in the same institution. During the internships performed in the Emergency Department of a Lisbon Hospital an intervention project was developed in the Department, according project work methodology, entitled "Organization of nursing staff in the Emergency Room". The objectives of this report are (1) conceptually assess the actual practice through the Merle Mishel’s Uncertainty in Illness Theory, (2) perform a literary review to assess the state-of-the-art on this subject, (3) contextualize the premises where the internships took place, (4) submit the project in accordance with project methodology (5) support the strategies used in the work’s design, (6) assess its current adequacy, (7) critically evaluate the nursing practice, considering the general and specific skills of the Specialist Nurse in Critical Condition Nursing, as defined by Ordem dos Enfermeiros and (8) comparatively analyze the learning process and skills profile of a Nurse with a Masters Degree in Medical-Surgical Nursing. The fulfillment of the proposed objectives allowed to evaluate acquired skills during the undergone internships, which contributed to the healthcare quality and to the excellence in the profession, supported on a research-based practice, as a sine qua non attribute of a Masters Degree in Medical-Surgical Nursing.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Ruivo, Alice
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