Document details

O playback instrumental como suporte musical no ensino do piano: estudo sobre c...

Author(s): Rodrigues, Ricardo Nuno Agrela cv logo 1

Date: 2012

Origin: Repositório Comum

Subject(s): Piano; Playback; Motivação; Autonomia de estudo; Consistência de aprendizagem; prática musical de conjunto; Relatório de projeto de investigação; Relatório de estágio


Description
Com este estudo pretendo analisar, conhecer e opinar de que forma a utilização de playbacks instrumentais promove uma aprendizagem do piano mais consistente e motivadora. Para isso, procurei implementar este Projeto Educativo com alguns dos meus alunos de piano, do Gabinete Coordenador de Educação Artística. Utilizei a minha experiência pessoal no ensino do piano, aliada à utilização do acompanhamento de playbacks instrumentais como indutor e fator de motivação para as práticas musicais de conjunto. Para a realização deste trabalho, foram idealizadas 10 sessões, num período compreendido entre Outubro e Dezembro de 2011. Durante as sessões, foram testadas capacidades e motivações dos alunos em estudo com e sem a utilização do acompanhamento do playback instrumental. Para o efeito, foram abordados alguns conteúdos tais como: leitura musical, execução instrumental, compreensão da dinâmica e forma musical, tocar com outros, identificação e assimilação de outros instrumentos musicais, sincronismo com o playback instrumental, e muitos mais. Através desta metodologia, os alunos desenvolveram um conjunto de competências que incluíram a audição, interpretação e execução. Em articulação com as sessões, foram utilizados instrumentos de recolha dados, a partir de notas de campo, registo audiovisual e inquéritos por entrevista aos alunos, professores e encarregados de educação.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Godinho, José Carlos David Nunes
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU