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Programação de eventos e consumo cultural

Author(s): Fialho, Vânia Cláudia Lopes cv logo 1

Date: 2012

Origin: Repositório Comum

Subject(s): Eventos; Consumo Cultural; Atractividade; Cascais; Events; Cultural consumption; Atractivity


Description
Mestrado em Turismo, Especialização em Gestão Estratégica de Eventos. A oferta cultural constitui um fator de atratividade do território. Compreende um conjunto de iniciativas que permitem o encontro do indivíduo com experiências que promovem uma ocupação enriquecedora dos seus tempos livres. Inicialmente esta investigação assentou na definição das metodologias, que irão permitir seguir uma estrutura metódica, cujo objetivo é essencialmente identificar a problemática aqui em estudo. Através da questão de partida, damos início a este estudo com um conjunto de leituras, que possibilitaram aprofundar o conhecimento das várias temáticas que iremos abordar. Seguidamente com base em políticas estratégicas dos organismos públicos responsáveis pela sua definição e execução, é possível avaliar as atividades como fatores que influenciam o desenvolvimento. Posteriormente numa atitude mais conceptual será abordada a temática da oferta e consumo cultural. Por fim passamos para uma caraterização de Cascais como município e base da nossa pesquisa, centrada na oferta e consumos culturais. Visa consolidar a informação obtida através de conceitos, marcado inicialmente por um levantamento de dados sobre a oferta de iniciativas por diversos parâmetros e variáveis, consultando o conjunto de agendas culturais de Cascais entre 2005 e 2010. Em seguida utilizando como recurso um questionário aplicado junto dos visitantes dos equipamentos escolhidos para serem sujeitos à sua implementação, verificaram-se os seus hábitos culturais. Os visitantes foram inquiridos sobre as suas rotinas de lazer, ligadas ao tipo de atividades de que usufruem. Saber se é Cascais o recetor desses hábitos, é um ponto fundamental para responderem às restantes perguntas. Em traços gerais com esta investigação pretende-se saber, nomeadamente, quais os meios de busca de informação e que posição a agenda toma no processo de procura. Por sua vez o questionário culmina com a opinião dos inquiridos sobre a ferramenta que permitiu esta investigação.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
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